0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores Otimizar o ensino da leitura para a promoção do sucesso escolar (2.ª edição)

Otimizar o ensino da leitura para a promoção do sucesso escolar (2.ª edição)

70,00 160,00 

A leitura é, nos anos iniciais de escolaridade, alvo de aprendizagem, mas rapidamente se constitui como ferramenta de aprendizagem. Neste curso serão proporcionadas oportunidades de formação-ação-reflexão para a otimização do ensino da leitura no 1.º ciclo.

SKU: 157D0093FCP1
Data Início

16/05/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-113157/21

Grupo de recrutamento

110, 910

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica

Sim

Formador/a

Catarina Araújo

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
16/05/2024 das 17h30 às 20h00 (5.ª feira)
21/05/2024 das 17h30 às 20h00 (3.ª feira)
23/05/2024 das 17h30 às 20h00 (5.ª feira)
28/05/2024 das 17h30 às 20h00 (3.ª feira)
04/06/2024 das 17h30 às 20h00 (3.ª feira)
06/06/2024 das 17h30 às 20h00 (5.ª feira)

– Atualizar conhecimentos relativamente às competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita;

– Analisar o processo de leitura e os métodos para o seu ensino;

– Aprofundar o papel da fluência em leitura para a compreensão da leitura e conhecer estratégias para a sua promoção;

– Refletir sobre a necessidade do ensino explícito da compreensão

Módulo 0
• Apresentação do formador e dos formandos.
• Funcionamento do curso e caraterísticas dos trabalhos a desenvolver ao longo do mesmo.
Módulo 1
• Dos pré-requisitos para aprender a ler às competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.
• Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e métodos de ensino da leitura.

Módulo 2
• O ensino da leitura: variáveis linguísticas, cognitivas e neurológicas.
• O modelo simples de leitura.

Módulo 3
• Perfis de dificuldades ao nível da leitura.
• A fluência em leitura e propostas de intervenção.

Módulo 4
• O Modelo consensual de Compreensão da leitura.
• Níveis de compreensão da leitura.
• O ensino explícito da compreensão da leitura.

Avaliação do percurso de aprendizagem
• Exposição e análise dos trabalhos de aplicação.
• Reflexão sobre o trabalho desenvolvido.

a) Abordagem teórica aos conteúdos abordados em cada módulo e análise dos mesmos à luz da prática pedagógica dos formandos;

b) Leitura crítica de textos de apoio selecionados;

c) Aplicação em contexto das estratégias de avaliação e de intervenção;

d) Integração de momentos de apresentação e relato das atividades desenvolvidas, reflexão crítica sofre a funcionalidade e impacto das mesmas, equacionando possíveis mudanças ou alternativas.

Nota: Para todos os módulos, à exceção do último, serão solicitadas tarefas a desenvolver nas horas assíncronas.

A avaliação dos formandos terá em conta os seguintes critérios:
– Colaboração e participação ativa nas atividades propostas – 20%;
– Domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados nos trabalhos de aplicação – 70%;
– Reflexão crítica individual – 10%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Outras sugestões