Data Início | 16/05/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-113157/21 |
Grupo de recrutamento | 110, 910 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Catarina Araújo |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Otimizar o ensino da leitura para a promoção do sucesso escolar (2.ª edição)
A leitura é, nos anos iniciais de escolaridade, alvo de aprendizagem, mas rapidamente se constitui como ferramenta de aprendizagem. Neste curso serão proporcionadas oportunidades de formação-ação-reflexão para a otimização do ensino da leitura no 1.º ciclo.
Sessões síncronas previstas
16/05/2024 das 17h30 às 20h00 (5.ª feira)
21/05/2024 das 17h30 às 20h00 (3.ª feira)
23/05/2024 das 17h30 às 20h00 (5.ª feira)
28/05/2024 das 17h30 às 20h00 (3.ª feira)
04/06/2024 das 17h30 às 20h00 (3.ª feira)
06/06/2024 das 17h30 às 20h00 (5.ª feira)
– Atualizar conhecimentos relativamente às competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita;
– Analisar o processo de leitura e os métodos para o seu ensino;
– Aprofundar o papel da fluência em leitura para a compreensão da leitura e conhecer estratégias para a sua promoção;
– Refletir sobre a necessidade do ensino explícito da compreensão
Módulo 0
• Apresentação do formador e dos formandos.
• Funcionamento do curso e caraterísticas dos trabalhos a desenvolver ao longo do mesmo.
Módulo 1
• Dos pré-requisitos para aprender a ler às competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.
• Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e métodos de ensino da leitura.
Módulo 2
• O ensino da leitura: variáveis linguísticas, cognitivas e neurológicas.
• O modelo simples de leitura.
Módulo 3
• Perfis de dificuldades ao nível da leitura.
• A fluência em leitura e propostas de intervenção.
Módulo 4
• O Modelo consensual de Compreensão da leitura.
• Níveis de compreensão da leitura.
• O ensino explícito da compreensão da leitura.
Avaliação do percurso de aprendizagem
• Exposição e análise dos trabalhos de aplicação.
• Reflexão sobre o trabalho desenvolvido.
a) Abordagem teórica aos conteúdos abordados em cada módulo e análise dos mesmos à luz da prática pedagógica dos formandos;
b) Leitura crítica de textos de apoio selecionados;
c) Aplicação em contexto das estratégias de avaliação e de intervenção;
d) Integração de momentos de apresentação e relato das atividades desenvolvidas, reflexão crítica sofre a funcionalidade e impacto das mesmas, equacionando possíveis mudanças ou alternativas.
Nota: Para todos os módulos, à exceção do último, serão solicitadas tarefas a desenvolver nas horas assíncronas.
A avaliação dos formandos terá em conta os seguintes critérios:
– Colaboração e participação ativa nas atividades propostas – 20%;
– Domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados nos trabalhos de aplicação – 70%;
– Reflexão crítica individual – 10%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.