Data Início | 19/06/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Grupo de recrutamento | 330 |
Acreditação | CCPFC/ACC-112825/21 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Formador/a | Lara Roseta |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
A aprendizagem da Língua Inglesa com recurso a ferramentas tecnológicas (8.ª edição)
Esta ação de formação pretende orientar o desenvolvimento de estratégias e de atividades letivas com recurso às tecnologias, tanto em regime presencial como a distância, no ensino da Língua Inglesa.
Sessões síncronas previstas
19/06/2024 das 19h00 às 21h00 (4.ª feira)
26/06/2024 das 19h00 às 21h00 (4.ª feira)
03/07/2024 das 19h00 às 21h00 (4.ª feira)
10/07/2024 das 19h00 às 21h00 (4.ª feira)
17/07/2024 das 19h00 às 21h00 (4.ª feira)
24/07/2024 das 19h00 às 21h00 (4.ª feira)
31/07/2024 das 19h00 às 22h00 (4.ª feira)
No final do curso, cada formando será capaz de:
1. Explorar e avaliar plataformas online que diversifiquem atividades e que desenvolvam as diferentes áreas de competência, ao mesmo tempo que permitam a sua avaliação formativa, contínua e/ou sumativa.
2. Desenvolver o conhecimento técnico de ferramentas online e das competências necessárias para a sua utilização na aprendizagem da Língua Inglesa, integrando conteúdos programáticos, de forma segura, motivadora e promotora de uma aprendizagem significativa e eficiente.
Módulo 0 – Apresentação do curso (1 hora síncrona).
Modulo 1 – As novas tecnologias para uso educacional (5 horas: 3 horas síncronas; 2 horas assíncronas).
– A internet como ferramenta de trabalho.
– As plataformas educativas online no ensino das línguas: análise e seleção de plataformas educativas online (Moodle, Nearpod, Wordwall, Kahoot, Quizizz, entre outras).
– Desenvolvimento de materiais e atividades para as aulas com o foco nas Aprendizagens Essenciais.
Módulo 2 – Desenvolvimento das competências comunicativa, intercultural e estratégica nos domínios da oralidade com recurso às plataformas educativas online (6 horas: 3 horas síncronas; 3 horas assíncronas).
– Compreensão oral.
– Interação oral.
– Produção oral.
Módulo 3 – Desenvolvimento das competências comunicativa, intercultural e estratégica nos domínios da escrita com recurso às plataformas educativas online (6 horas: 3 horas síncronas; 3 horas assíncronas).
– Compreensão escrita.
– Interação escrita.
– Produção escrita.
Módulo 4 – A avaliação com recurso às novas tecnologias (4 horas: 2 horas síncronas; 2 horas assíncronas).
– A avaliação formativa e sumativa.
– A hétero e autoavaliação.
Módulo 5 – Avaliação/ Reflexão final (3 horas síncronas).
A ação formativa decorrerá online por videoconferência, adotando uma metodologia teórico-prática. A parte prática será apoiada por metodologias de trabalho exploratório e, sempre que possível, colaborativo.
Os métodos com maior peso nas aulas síncronas serão o ativo e o demonstrativo, sendo a interação e participação ativa promovidas através de atividades como trabalho de grupo/ pares e debates, sendo o método ativo essencial em momentos assíncronos, podendo ser assistido pelo método interrogativo como forma de avaliação da sessão.
Nos momentos síncronos, os formandos serão avaliados pelos seguintes parâmetros:
1. Participação ativa e empenho nas atividades (40%)
No final de cada sessão, de modo assíncrono, os formandos serão avaliados, através de:
1. Realização de trabalhos práticos (30%);
2. Resolução de questionários (20%);
3. Reflexão final (10%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.