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Home Loja Formação Contínua de Professores O panorama artístico português do Estado Novo à Era Democrática (2.ª edição)

O panorama artístico português do Estado Novo à Era Democrática (2.ª edição)

70,00 160,00 

Caracterizar e interligar as principais áreas e expressões artísticas desenvolvidas nos períodos do Estado Novo à Era Democrática, assim como entender e problematizar a sua relação com os contextos políticos, sociais, económicos, jurídicos, mentais e culturais em que surgiram.

SKU: xxxD0138FCP2
Data Início

03/06/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-121081/23

Grupo de recrutamento

200, 400, 410, 600, M30

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica

Sim

Formador/a

Cátia Mourão

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

03/06/2024 das 18h30 às 20h30
11/06/2024 das 18h30 às 20h30
17/06/2024 das 18h30 às 20h30
25/06/2024 das 18h30 às 20h30
08/07/2024 das 18h30 às 20h30
15/07/2024 das 18h30 às 20h30
22/07/2024 das 18h30 às 20h30
29/07/2024 das 18h30 às 21h30

No final do curso, os/as formandos/as conseguirão:
. Aplicar metodologias de análise das imagens.
. Caracterizar e interligar as principais áreas e expressões artísticas desenvolvidas nos dois períodos em foco, assim como entender e problematizar a sua relação com os contextos políticos, sociais, económicos, jurídicos, mentais e culturais em que surgiram.
. Promover a criação de narrativas estéticas historicamente enquadradas junto dos seus alunos, incidindo na representação das ideologias estadísticas na Arte portuguesa durante o Estado Novo e os primeiros anos da Democracia, numa perspetiva sincrónica e geopolítica internacional;
. Compreender e trabalhar pedagogicamente os seguintes temas, conceitos e respetivos significados:
– A Grande Depressão, a ascensão dos regimes totalitários, a II Grande Guerra e a posição do Estado Português;
– Arte, poder e propaganda;
– Arte degenerada;
– Arte e cultura ao serviço do Estado;
– Arte e cultura de resistência;
– Arte, democracia e descolonização;
– A herança colonial entre o pós-colonialismo e o descolonialismo.
– Arte e representação.

MÓDULO 0 – Apresentação [2h síncronas + 1h assíncrona]

0.1. Apresentação do programa e condições de funcionamento do curso;
0.2. Apresentação da formadora e dos formandos.

MÓDULO 1 – Arte, totalitarismo e propaganda [2h síncronas + 1h assíncrona]

1.1. A Grande Depressão, a ascensão de regimes políticos totalitários e a II Grande Guerra;
1.2. A arte europeia e a representação das ideologias políticas;
1.3. A arte ao serviço do Estado;
1.4. As vanguardas artísticas e o conceito de “Arte degenerada”.

MÓDULO 2 – O programa cultural do Estado Novo [2h síncronas + 1h assíncrona]

2.1. Portugal no contexto político e cultural do Ocidente;
2.2. A Política do Espírito e a Campanha do Bom Gosto;
2.3. Do Secretariado da Propaganda Nacional ao Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo;
2.4. A construção das imagens do regime e a arte como instrumento de propaganda;
2.5. A Direção dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

MÓDULO 3 – A “grande fachada duma nacionalidade” [2h síncronas + 1h assíncrona]

3.1. O Palácio da Representação Nacional;
3.2. A participação de Portugal na Exposição Internacional Colonial (Paris, 1931);
3.3. A I Exposição Colonial Portuguesa (Porto, 1934);
3.4. A Exposição do Mundo Português (Lisboa, 1940).

Módulo 4 – Artes e espetáculo no Estado Novo [2h síncronas + 1 assíncrona]

4.1. A arquitetura entre a o paradigma da Casa Portuguesa e o Modernismo;
4.2. A pintura e a escultura, entre a tradição e a vanguarda;
4.3. O cinema, o bailado, o teatro de revista, as marchas populares e a música na demanda da portugalidade.

MÓDULO 5 – Arte e resistência [2h síncronas + 1h assíncrona]

5.1. O Modernismo e o Futurismo “degenerescentes”;
5.2. Neorrealismo, Surrealismo e Abstracionismo;
5.3. A caricatura e a imprensa clandestina;
5.4. A música de intervenção.

MÓDULO 6 – Arte e liberdade nos alvores da Democracia [2h síncronas + 1h assíncrona]

6.1. A Organização e a Carta das Nações Unidas e as questões coloniais;
6.2. Nacionalidade, independência e liberdade: ícones históricos em tensão;
6.3. “A arte saiu à rua” em abril de 1974;
6.4. Novos caminhos da arte em Democracia;
6.5. Arte descolonial: da independência ao resgate da memória indígena.

MÓDULO 7 – Uma síntese artística do Estado Novo à Era Democrática [3h síncronas + 1h assíncrona]

7. Apresentação de trabalhos de formandos.

A ação terá uma componente teórico-prática, com sessões síncronas (17 horas) e assíncronas (8 horas) vocacionadas para a abordagem das matérias de acordo com as áreas dos formandos e com a sua adequação aos programas e atividades curriculares.
Durante as sessões síncronas, os conteúdos serão apresentados com recurso à projeção de materiais audiovisuais e debatidos com os formandos; durante as sessões assíncronas, os conhecimentos serão consolidados com os materiais disponibilizados e com a bibliografia recomendada pela formadora e desenvolvidos através da elaboração de um trabalho final sobre temas artísticos nacionais ou obras de artistas em Portugal, à escolha, a entregar em formato de acordo com as indicações fornecidas na sessão de apresentação.
Os trabalhos a realizar pelos formandos serão, preferencialmente, direcionados para a aplicação em contexto letivo e serão apresentados individualmente e oralmente na última sessão síncrona, depois de convertidos em PowerPoint, ou ThingLink, ou Prezi, ou outro para visualização de todos em tela partilhada.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de trabalho prático final – 50%;
– Reflexão crítica individual final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:

Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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