Data Início | julho/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | Presencial |
Acreditação | CCPFC/ACC-106121/19 |
Grupo de recrutamento | 240, 530, 600 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Amadeu Santos |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 145.00€ |
Educar pela Arte (2.ª edição)
Cronograma presencial a indicar brevemente
Compreender o papel da educação artística na formação integral do indivíduo.
Estudar as funções e aplicações do desenho nos nossos dias.
Conhecer os recursos técnicos e gramaticais das artes plásticas.
Tomar consciência do papel do corpo e do gesto na prática artística.
Atualizar conhecimentos no domínio da didática das artes visuais.
Valorizar o desenho enquanto linguagem matricial das diversas artes
Criar propostas e desenhar estratégias para o ensino das artes.
Proporcionar condições para uma mudança valorizadora dos procedimentos no ensino das artes visuais.
- 1. A educação artística na formação de um sentido crítico e de uma sensibilidade estética face aos objetos, imagens e lugares.
- 2. Perceção, imaginação e criatividade.
A mente, os sentidos e o “corpo-motor” no fazer artístico.
- 3. Imagem e imaginação. O museu imaginário.
O “banco de imagens” e o armazém de objeto/modelos na escola.
- 4. Apreciar produtos da criação artística. Fruição e interpretação. “Ler” uma imagem.
- 5. As artes plásticas. Modalidades, estilos e características. A obra: forma e conteúdo.
- 6. O desenho como linguagem matricial nas diversas artes. O traço e a mancha.
- 7. Representar e exprimir. Forma, luz-cor, volume, espaço, tempo e movimento.
A composição da imagem e do objeto artístico.
- 8. Técnica e poética. As potencialidades do “mundo digital”: fontes e recursos.
- 9. O ensino das artes. Os programas e as planificações. Conteúdos, temáticas e estratégias.
- 10. Síntese final
Este curso, com um total de 25 horas, funciona integralmente em regime presencial.
Serão criados e organizados espaços e momentos geradores de interações múltiplas entre o formador e os formandos e destes entre si, partilhando conhecimento e de experiências, em que os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizar aprendizagens significativas.
O curso vai desenvolver-se de acordo com o seguinte formato:
Atividades – intercalando a apresentação teórica de conteúdos e desenvolvidas com a preocupação de ligação aos contextos e vivências profissionais dos participantes; englobando sugestões de leituras, vídeos, demonstrações de caráter prático e recurso às TIC;
Avaliação – questões abertas/debates, procurando estimular a prática reflexiva; o processo de avaliação dos formandos contempla ainda a elaboração de um relatório individual final, detalhando o contributo da formação para a atividade docente, novos conhecimentos adquiridos, estratégias de consolidação e aplicação.
Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa de:
– 1 a 4,9 valores – Insuficiente;
– 5 a 6,4 valores – Regular;
– 6,5 a 7,9 valores – Bom;
– 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
– 9 a 10 valores – Excelente.
Os formandos são avaliados de forma contínua, através da participação nas sessões presenciais e da resposta a uma questão aberta no final de cada módulo.
Reflexão individual de natureza pedagógica (documento com cerca 1500 palavras, elaborado de acordo com o definido em “metodologias de realização da ação”)