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Ciênci@tiva

65,00 140,00 
SKU: FCP051
Data Início

10/10/2020

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime
Acreditação

CCPFC/ACC-108235/20

Destinatários

Grupos 230 510 520

Dim. Científica e Pedagógica
Formador/a

Ana Medeiros

Preço Associado

65

Preço Não Associado

140

Sessão

Data

Horário Sessões Síncronas

Sessão 1

10/10/2020 11:00 – 13:00

Sessão 2

17/10/2020

09:00 – 11:00

Sessão 3

24/10/2020

09:00 – 11:00

Sessão 4

28/10/2020

18:30 – 19:30

Sessão 5

06/11/2020

17:00 – 19:00

Com este curso de formação pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa nas suas salas de aula e fora dela, mostrando-lhes os recursos e as ferramentas necessárias para a concretização dessas práticas, promovendo e apoiando a sua utilização pedagógica e a refletindo criticamente sobre as potencialidades desta aplicação nos seus contextos educativos concretos, como o desafio da ação de ensinar Ciências.

Objetivos:

– Reconhecer a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, centradas no aluno, no contexto atual de ensino e de aprendizagem;

– Identificar e aplicar os princípios de aprendizagem ativa;

– Explicar os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar;

– Diferenciar e utilizar métodos e estratégias para a integração de abordagens de aprendizagem ativa;

– Utilizar aplicações e ferramentas web 2.0 no processo de ensino/aprendizagem.

Apresentação do curso -1 h síncrona

Módulo 1. Caracterização da Aprendizagem Ativa – 3 h assíncronas + 1 h síncrona

– Introdução ao conceito de Aprendizagem ativa.

– Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno.

– Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa

– Debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva.

Módulo 2. Métodos e estratégias de Aprendizagem Ativa – 3 h assíncronas + 2 h síncrona

– Métodos e estratégias de aprendizagem ativa.

– Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar.

– Exemplos práticos de aprendizagem ativa.

Módulo 3. Planificação de atividades com Aprendizagem Ativa – 9 h assíncronas + 3 h síncrona

– Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula/fora da sala de aula com os alunos na prática da Aprendizagem ativa:

  1. Ferramentas web based.
  2. Apps.

Avaliação – 1 h assíncronas + 3 h síncrona

Apresentação dos trabalhos. Reflexão final. Avaliação da ação.

Na primeira sessão dar-se-á a abertura da ação, com a apresentação dos formandos e formadores. Será apresentada a organização do curso de formação, assim como o apoio na utilização dos sistemas tecnológicos subjacentes à formação.

Durante a formação será utilizada a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas que os formandos realizam ao longo do curso de formação. As tarefas a realizar na formação decorrem nas sessões, durante as quais os formandos têm que desenvolver recursos, atividades e materiais de acordo com as ferramentas e conteúdos apresentados. As sessões envolvem a exemplificação e/ou demonstração da aplicabilidade prática dos conteúdos, discussão e reflexão, enquadramento pedagógico, e propostas de resolução de tarefas a executar individualmente ou em grupo.

A última sessão será dedicada à apresentação e partilha final da atividade implementada, reflexão final e avaliação do curso de formação.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;

– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;

– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:

Excelente – de 9 a 10 valores;

Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;

Bom – 6,5 a 7,9 valores;

Regular – 5 a 6,4 valores;

Insuficiente – 1 a 4,9 valores.

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