Ensinar a ler com o Método Fonomímico Paula Teles® para os Grupos 100, 110, 120, 910, Terapeutas da Fala, Psicólogos e Encarregados de Educação

Uma das funções mais importantes de um Professor é ensinar a ler, escrever e expressar ideias. No entanto, até 10% das crianças pode manifestar dificuldades no processo de aprendizagem, contrariando as expectativas. Esta inovadora ação de formação, destinada a professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 910, Terapeutas da Fala, Psicólogos e Encarregados de Educação para a implementação de medidas de diferenciação pedagógica para que as crianças sejam incluídas e tenham sucesso pessoal e escolar.

Método Fonomímico Paula Teles® foi desenhado considerando os princípios orientadores resultantes da investigação científica, constituindo um método de ensino e reeducação da leitura e da escrita fónico-silábico e multissensorial, sequencial e cumulativo, sintético e analítico, explícito, com avaliação e monitorização sistemática da evolução nas diversas competências trabalhadas.

É composto por oito livros, CD e CD-ROM, sendo cada um deles específico para o ensino, “treino sistemático” de cada uma das diversas “habilidades” implicadas na aprendizagem da leitura e escrita:

1.  Cartões Fonomímicos – Apresenta 44 “Cartões Fonomímicos” com as imagens das diversas personagens e as respetivas correspondências som-letra. Ensina as correspondências som-letras e inclui um CD com 44 “Cantilenas do Abecedário”. ;

2.  Parque dos Fonemas/A Magia dos Sons das Letras – Contém exercícios de desenvolvimento da “Consciência Fonológica”, “Princípio Alfabético”. Inclui um CD com 25 “Cantilenas do Abecedário” e um Livro de Apoio com as letras em relevo;

3.  Abecedário e Silabário –   Ensina o “Princípio Alfabético”,  contém todas as sílabas da língua portuguesa, as correspondências regulares e irregulares som-letra e letra-som, treina a “Fusão Fonémica” . Tem autocolantes para cada sílaba e autocolantes prémio;

4.  Livro de Leitura e Caliortografia 1 /A Magia da Leitura 1 – Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as letras com correspondências som-letra biunívocas em sílabas CV,  CVV,  VC, VCV. Tem autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;

5.  Livro de Leitura e Caliortografia 2 / A Magia da Leitura 2 – Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as letras com correspondências som-letra múltiplas, casos especiais, em sílabas CV,  CVV, VC, VCV, autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;

6.  Livro de Leitura e Caliortografia 3 / A Magia da Leitura 3 – Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as sequências consonânticas em sílabas CCV,  CVV, CVC, CCVCC. Tem autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;

7.  Caderno de Caliortografia e Vocabulário Cacográfico  – Contém os Exercícios de Caliortografia de cada um dos Livro de Leitura e Caliortografia e o Vocabulário Cacográfico com a metodologia de correção dos erros ortográficos. Os livros de Leitura e Caliortografia têm autocolantes em duplicado para serem usados em cada exercício;

8. Trocas Fonológicas – Consciência Fonológica e Fonoarticulatória, Exercícios de Leitura e Ortografia.

O livro inclui:

  • Fundamentação Teórica que aborda os conhecimentos atuais sobre Consciência Fonológica e Fonoarticulatória, as   irregularidades nas correspondências som ↔ letra, as causas das trocas entre os pares de consoantes que se confundem, os critérios de elaboração e a metodologia de utilização.
  • Exercícios Fonológicos e Fonoarticulatórios com imagens que permitem visualizar o ponto de articulação, o modo de articulação e o tipo de vozeamento de cada fonema.
  • CD-Rom interativo com as “Cantilenas do Abecedário” e as respetivas imagens associadas a fotografias que põem em evidência a posição da boca, dos lábios, dos dentes e das cordas vocais (garganta), para cada um dos pares de letras que se confundem porque apresentam diferenças articulatórias mínimas: f/v, t/d,p/b, c/g, x/j, s/z, m/n, b/d, n/d, nh/lh.

    Os participantes terão direito à aquisição dos livros com 40% de desconto.