Data Início | 23/10/2021 |
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Duração | 4h |
Modalidade | ACD |
Regime | a Distância |
Acreditação | ACD | É emitido certificado de formação a quem assistir às 4 horas de formação. |
Destinatários | Grupos 100 – 110 – 120 – 910 Terapeutas da Fala Psicólogos e Encarregados de Educação |
Formador/a | Paula Teles |
Preço Associado | 15.00€ |
Preço Não Associado | 25.00€ |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
A neurociência da leitura – Ensinar a ler com o Método Fonomímico Paula Teles® (2.ª edição)
Ensinar crianças a ler, a escrever e a expressar as suas ideias com clareza são das funções mais importantes dos professores, uma vez que a leitura é a chave que permite o acesso a todos os outros saberes. Quando as crianças iniciam a escolaridade, as expectativas de todos os intervenientes envolvidos no processo de aprendizagem são enormes. A grande maioria das crianças realiza esta aprendizagem sem esforço e com prazer, porém, cerca de 5% a 10% manifestam dificuldades inesperadas e persistentes que geram sentimentos de surpresa, incompreensão e sofrimento. Esta ação de formação pretende capacitar, em particular, os educadores e professores do 1.º ciclo e do ensino especial neste domínio, para a implementação de medidas de diferenciação pedagógica de modo a que todas as crianças sejam incluídas e tenham sucesso pessoal e escolar.
. Conhecer os resultados dos estudos mais recentes sobre a “ciência da leitura”, ciência que se desenvolveu com os contributos da psicologia cognitiva, das neurociências e das suas implicações nas práticas educativas;
. Aprofundar conhecimentos sobre o Método Fonomímico Paula Teles®, um método fónico-silábico, de ensino da leitura e da escrita, baseado nos resultados da investigação científica, no estudo e longa prática da autora, professora e psicóloga educacional, na reeducação da crianças e jovens com perturbações da leitura e da escrita;
. Promover a implementação do Método Fonomímico Paula Teles® em situações de ensino da leitura e da escrita e em processos de reeducação precoce, através da reflexão sobre as práticas pedagógicas.
1. A neurociência da leitura: melhorias para o ensino.
Princípios orientadores dos métodos estruturados.
Superioridade dos métodos fónicos.
Dislexia e outras perturbações da aprendizagem.
A importância do diagnóstico e reeducação precoces: sinais e alerta.
Habilidades a ensinar sequencialmente.
2. Ensinar a ler com o Método Fonomímico Paula Teles®.
Consciência fonológica.
Correspondência sons-letras.
Leitura de sílabas.
Leitura de palavras.
Leitura fluente e precisa.
Escrever com uma caligrafia legível sem erros ortográficos.
A ação formativa decorrerá online por videoconferência, adotando uma metodologia teórico-prática.
Dia 23-10-2021 das 09h00 às 13h00.
Os participantes terão direito à aquisição dos livros com 40% de desconto. Alguns livros já se encontram com stock limitado.
O MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles® foi elaborado tendo em atenção todos os princípios orientadores propostos pelos resultados da investigação científica.
É um método de ensino e reeducação da leitura e da escrita fónico-silábico e multissensorial, sequencial e cumulativo, sintético e analítico, explícito, com avaliação e monitorização sistemática da evolução nas diversas competências trabalhadas.
É composto por oito livros, CD e CD-ROM, sendo cada um deles específico para o ensino, “treino sistemático” de cada uma das diversas “habilidades” implicadas na aprendizagem da leitura e escrita:
1. Cartões Fonomímicos – Apresenta 44 “Cartões Fonomímicos” com as imagens das diversas personagens e as respetivas correspondências som-letra. Ensina as correspondências som-letras e inclui um CD com 44 “Cantilenas do Abecedário”;
2. Parque dos Fonemas/A Magia dos Sons das Letras – Contém exercícios de desenvolvimento da “Consciência Fonológica”, “Princípio Alfabético”. Inclui um CD com 25 “Cantilenas do Abecedário” e um Livro de Apoio com as letras em relevo;
3. Abecedário e Silabário – Ensina o “Princípio Alfabético”, contém todas as sílabas da língua portuguesa, as correspondências regulares e irregulares som-letra e letra-som, treina a “Fusão Fonémica”. Tem autocolantes para cada sílaba e autocolantes prémio;
4. Livro de Leitura e Caliortografia 1 /A Magia da Leitura 1 – Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as letras com correspondências som-letra biunívocas em sílabas CV, CVV, VC, VCV. Tem autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;
5. Livro de Leitura e Caliortografia 2 / A Magia da Leitura 2 – Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as letras com correspondências som-letra múltiplas, casos especiais, em sílabas CV, CVV, VC, VCV, autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;
6. Livro de Leitura e Caliortografia 3 / A Magia da Leitura 3 – Contém exercício de leitura e escrita de Palavras e Textos com gráficos para registar, e monitorizar, a Velocidade e Correção Leitoras. Apresenta as sequências consonânticas em sílabas CCV, CVV, CVC, CCVCC. Tem autocolantes para cada texto e autocolantes prémio;
7. Caderno de Caliortografia e Vocabulário Cacográfico – Contém os Exercícios de Caliortografia de cada um dos Livro de Leitura e Caliortografia e o Vocabulário Cacográfico com a metodologia de correção dos erros ortográficos. Os livros de Leitura e Caliortografia têm autocolantes em duplicado para serem usados em cada exercício;
8. Trocas Fonológicas – Consciência Fonológica e Fonoarticulatória, Exercícios de Leitura e Ortografia.
O livro inclui:
– Fundamentação Teórica que aborda os conhecimentos atuais sobre Consciência Fonológica e Fonoarticulatória, as irregularidades nas correspondências som ↔ letra, as causas das trocas entre os pares de consoantes que se confundem, os critérios de elaboração e a metodologia de utilização.
– Exercícios Fonológicos e Fonoarticulatórios com imagens que permitem visualizar o ponto de articulação, o modo de articulação e o tipo de vozeamento de cada fonema.
– CD-Rom interativo com as “Cantilenas do Abecedário” e as respetivas imagens associadas a fotografias que põem em evidência a posição da boca, dos lábios, dos dentes e das cordas vocais (garganta), para cada um dos pares de letras que se confundem porque apresentam diferenças articulatórias mínimas: f/v, t/d,p/b, c/g, x/j, s/z, m/n, b/d, n/d, nh/lh.