No âmbito do Projeto PASSAGE – Pedagogies of Passing from Reception to Education, coordenado pela Universidade de Ptuj (Eslovénia) e monitorizado pela Comissão Europeia, a Casa do Professor dinamizou, no final de junho, um focus group.
Esta ação debateu as estratégias implementadas relacionadas com a integração de migrantes e refugiados na sociedade portuguesa, com destaque para a integração das crianças no sistema escolar.
Para além das representantes do Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor, estiveram presentes a Dra. Mónica Farina (Presidente do Conselho Português para os Refugiados), a Dra. Fernanda Gomes (Responsável pela Execução do Plano Municipal de Integração de Migrantes no Município de Braga); a Dra. Sónia Diz (Coordenadora do Centro Local de Apoio à integração de Migrantes da Cruz Vermelha Portuguesa); a Dra. Graça Moura (Diretora do Agrupamento de Escolas André Soares, em Braga); a Dra. Sara Caetano (Representante do Alto Comissariado para as Migrações); o Dr. Elmo Bastos (Representante da Cruz Vermelha Portuguesa); a Dra. Ana Ferreira (Técnica do Gabinete de Apoio ao Emigrante/Imigrante integrado no Plano Global de Integração e Coesão Social do Município de Braga) e a Dra. Sónia Ferreira (Professora de alunos migrantes, que atuou como moderadora da ação, em colaboração com o Município de Braga).
Para a obtenção de uma análise de competências, preparação e necessidades, bem como a motivação destes agentes fundamentais no processo de integração de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas, foi dinamizado um segundo focus group com professores.
Os grupos de trabalho, realizados em todos os países parceiros do projeto (Eslovénia, Chipre, Itália, Grécia, Lituânia e Portugal), permitirão recolher dados que serão, posteriormente, utilizados para desenvolver o quadro inicial de recomendações e intervenções políticas a fornecer aos decisores a nível nacional, regional e europeu, no âmbito da Inclusão social e valores comuns, nomeadamente no domínio da Educação e Formação.
Consulte mais informações sobre este projeto internacional (n.º 621412-EPP-1-2020-1-SI-EPPKA3-IPI-SOC-IN), cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.