PASSAGE - Pedagogies of Passing from Reception to Education for students with a migrant background

Este projeto internacional pretende aumentar o conhecimento e a capacidade dos professores do ensino básico, garantindo a inclusão de alunos migrantes, através de ações educativas inclusivas, e a promoção de valores comuns a partir de um sistema de formação abrangente. Desenvolverá e implementará métodos e práticas para a promoção da educação inclusiva e valores comuns, estabelecendo um sistema inovador de pedagogia preliminar para a promoção e inclusão social e educativa de alunos migrantes.

Coordenador
Centre for Social Innovation (SLO)

O projeto está a ser implementado em parceria com:
Casa do Professor (PT)
LJUDSKA UNIVERZA PTUJ (SI)
Παιδαγωγικό Ινστιτούτο Κύπρου (CY)
Symplexis (GR)
CESIE (IT)
Jaunimo karjeros centras (LT)

Número do projeto:
621412-EPP-1-2020-1-SI-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Duração:
2021 -2023

O projeto internacional “PASSAGE – Pedagogies of Passing from Reception to Education for students with a migrant background” pretende desenvolver soluções inovadoras e urgentes que garantão que as crianças recém-chegadas de países terceiros tenham uma transição suave para uma educação de qualidade nas fases iniciais do processo de integração. A abordagem que o PASSAGE prevê concentra-se em fornecer aos professores nos países da União Europeia as ferramentas e recursos necessários para capacitá-los a lidar, de forma mais adequada, com os desafios pedagógicos sistêmicos existentes.

Até 2023, o consórcio internacional tem como objetivos o aumento do conhecimento, habilidades e capacidade dos professores do ensino básico e secundário, de forma a garantir que as crianças migrantes recebam apoio para entrar em um novo ambiente pedagógico; a sensibilização dos alunos migrantes sobre a vida escolar nas suas comunidades locais, com vista à melhoria da sua participação, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertença desses alunos nas escolas locais; a implementação de ferramentas mais eficazes para fortalecer a inclusão nas abordagens educacionais. Para além disso, um dos propósitos é a promoção do envolvimento ativo de pais e famílias migrantes em geral, ajudando os jovens alunos a navegar em novos ambientes escolares.

O projeto irá desenvolver e implementar as seguintes atividades, organizadas por WP’s (Work Packages):

WP1 • Mapeamento do ecossistema de práticas atuais e tendências de integração pedagógica
WP2 • Capacitação de funcionários da escola, modelos de comportamento e partes interessadas
WP3 • Desenvolvimento, teste e finalização de ativos e recursos pedagógicos
WP4 • Desenvolvimento de recomendações de políticas
WP5 • Campanha de consciencialização, disseminação e exploração
WP6 • Monitorização, controlo de qualidade e avaliação
WP7 • Gestão e coordenação de projetos



projects.eu@casadoprofessor.pt