A Casa do Professor participou ontem e hoje, dias 9 e 10 de dezembro, na primeira reunião presencial do projeto PASSAGE – Pedagogies of Passing from Reception to Education que decorreu em Atenas, na Grécia.
Este projeto, coordenado pela Ljudska Univerza Ptuj (Elsovénia) reúne parceiros de seis países: Cyprus Pedagogical Institute (Chipre), CESIE (Itália), Symplexis (Grécia), Center for Social Innovation (Chipre), Jaunimo Karjeros Centras (Ltuânia) e Casa do Professor (Portugal). O objetivo épromover a aprendizagem inclusiva e a educação de qualidade para as crianças migrantes e refugiadas desde as fases iniciais do processo de integração no país de acolhimento.
A Casa do Professor, enquanto líder do Work Package 2 – Capacity building of professionals, role-models and stakeholders apresentou a proposta de um referencial de ações de formação de curta duração destinadas a professores, assim como dos materiais e recursos que possam ser utilizados.
Pretende-se fornecer aos professores as ferramentas e recursos necessários para que os professores consigam lidar de forma mais eficaz com os desafios pedagógicos sistemáticos assim como conceber e promover um programa “modelo” que permitirá aos atuais alunos ou ex-alunos de escolas locais ajudar na integração bem-sucedida dos alunos migrantes e refugiados.