Primeira reunião presencial do projeto PASSAGE decorreu em Atenas

A Casa do Professor participou ontem e hoje, dias 9 e 10 de dezembro, na primeira reunião presencial do projeto PASSAGE Pedagogies of Passing from Reception to Education que decorreu em Atenas, na Grécia.

Este projeto, coordenado pela Ljudska Univerza Ptuj (Elsovénia) reúne parceiros de seis países: Cyprus Pedagogical Institute (Chipre), CESIE (Itália), Symplexis (Grécia), Center for Social Innovation (Chipre), Jaunimo Karjeros Centras (Ltuânia) e Casa do Professor (Portugal). O objetivo épromover a aprendizagem inclusiva e a educação de qualidade para as crianças migrantes e refugiadas desde as fases iniciais do processo de integração no país de acolhimento.

A Casa do Professor, enquanto líder do Work Package 2  – Capacity building of professionals, role-models and stakeholders apresentou a proposta de um referencial de ações de formação de curta duração destinadas a professores, assim como dos materiais e recursos que possam ser utilizados.

Pretende-se fornecer aos professores as ferramentas e recursos necessários para que os professores consigam lidar de forma mais eficaz com os desafios pedagógicos sistemáticos assim como conceber e promover um programa “modelo” que permitirá aos atuais alunos ou ex-alunos de escolas locais ajudar na integração bem-sucedida dos alunos migrantes e refugiados.