Novos desafios sobre a atualidade dos programas de formação de professores

A ideia de que a formação de professores é, sobretudo, teórica e desligada do mundo real tem sido identificada em alguns estudos neste âmbito. A articulação entre a teoria e a prática (ou a sua ausência) no contexto da formação de professores constitui uma das preocupações mais recorrentes.

Esta inquietação é partilhada no consórcio do projeto LOOP – do qual faz parte a Direção-Geral da Educação, a INOVA+ e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – que procura, através do lançamento de três questionários sobre políticas, práticas e necessidades dos professores, reduzir a tensão entre o conhecimento prático e formal.

Com o objetivo de aprofundarmos os conhecimentos neste tópico, convidámo-lo a partilhar e a responder a um dos seguintes questionários (antes de iniciar, por favor verifique qual o seu perfil). Agradecemos a sua participação.


O projeto LOOP – Empowering teachers personal, professional and social continuous development through innovative peer-induction programmes, submetido à Key Action 3 – European Policy Experimentations in the field of Education and Training led by high-level public authorities, é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. Para mais informações, consulte o site: empowering-teachers.eu