LOOP - Empowering teachers personal, professional and social continuous development through innovative peer-induction programmes

Este projeto internacional, submetido à Key Action 3 – European Policy Experimentations in the field of Education and Training led by high-level public authorities, conta com a colaboração de doze organizações provenientes da Eslovénia, Grécia, Croácia, Alemanha, Espanha e Itália, para além de 42 parceiros associados.

Coordenador
INOVA+ (PT)

O projeto está a ser implementado em parceria com:
Casa do Professor (PT)
Direção-Geral da Administração Escolar do Ministério da Educação (PT)
Ministério da Educação da Eslovénia (SI)
Instituto de Políticas de Educação da Grécia (GR)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (PT)
Universidade de Liubliana (SI)
Universidade do Peloponeso (GR)
Universidade de Vic-Barcelona (ES)
Universidade Friedrich-Alexander de Nuremberga (DE)
Universidade LUM de Bari (IT)
IDEC (GR)
Associação “Petit Philosophy” (HR)

Número do projeto:
626148-EPP-1-2020-2-PT-EPPKA3-PI-POLICY
Duração:
2021-2024

O principal objetivo do projeto LOOP é contribuir para a mudança no sentido de uma política abrangente da profissão docente que abrange todas as fases da carreira docente. Pretende, ainda, medir o impacto e a escalabilidade da formação formal do programa de mentores e do programa de indução de professores para melhorar os percursos de carreira na profissão docente, com base num conjunto de hipóteses, como programas de formação formal de mentores para professores experientes; a oportunidade para professores experientes e líderes escolares diversificarem as suas opções de carreira e atuarem como mentores de seus colegas.

Para além disso, consideram-se a realização de programas de iniciação de professores desenvolvidos por peers com base em atividades de mentoria que apoiam o desenvolvimento profissional de professores início de carreira e manutenção no sistema; programas de indução formal aplicados ao nível da escola que contribuem para a inclusão social e cultural e o desenvolvimento de novos professores; programas de mentoria estruturados e adaptados ao contexto aumentam o interesse e o sucesso de seus participantes; formação de mentores facilitadora de programas de indução de professores, entre outras.

A falta de recursos e orientação constituem razões para a não implementação de programas de indução nas escolas. Uma metodologia quase experimental, composto pela preparação do terreno, desenho participativo dos instrumentos políticos e ensaios em ambientes será utilizada, destinada a grupos-alvo - professores novos e experientes, líderes escolares, entidades responsáveis pela escola gestão e/ou desenvolvimento da carreira docente – considerando os seguintes resultados esperados: estrutura para a conceção de programas inovadores de indução de pares; programa de formação de mentores e de iniciação de professores; entre outros.

empowering-teachers.eu
projects.eu@casadoprofessor.pt