Data Início | 09/12/2020 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-107664/20 |
Destinatários | Grupos 100, 110 e 910 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Cristina Palhares |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
Escola Inclusiva: da avaliação à intervenção educativa na sobredotação (1.ª edição)
Promoção de uma escola cada vez mais inclusiva e que atende à diversidade de alunos nos seus diversos contextos.
09/12/2020 18h00-21h00 I. Promover o potencial numa Educação para Todos (3 horas)
16/12/2020 18h00-21h00 I. Promover o potencial numa Educação para Todos (3 horas)
30/12/2020 17h00-20h00 II. Evolução conceptual da Sobredotação: (3h)
06/01/2021 18h00-21h00 II. Evolução conceptual da Sobredotação: (3h)
13/01/2021 18h00-21h00 III. Identificação e sinalização de crianças sobredotadas (3h)
20/01/2021 18h00-21h00 IV. A Identificação precoce da sobredotação (3h)
27/01/2021 18h00-21h00 V. Diferenciação Pedagógica – diferenciar para atender (3h)
30/01/2021 09h30-13h30 V. Diferenciação Pedagógica – diferenciar para atender (4h)
Mediar adequadamente a diversidade em sala de aula, promovendo a inclusão atitudinal e socio emocional;
Identificar e sinalizar crianças sobredotadas de acordo com os princípios gerais;
Enumerar estratégias de intervenção e apoio;
Ajustar práticas pedagógico-didáticas que promovam o potencial de todos os alunos, nomeadamente, os mais capazes.
Implementar práticas, estratégias, metodologias de ensino e avaliação, para melhor responder às necessidades de todos os alunos.
I. Promover o potencial numa Educação para Todos (6 horas)
II. Evolução conceptual da Sobredotação: (6h)
III. Identificação e sinalização de crianças sobredotadas (3h)
IV. A Identificação precoce da sobredotação (3h)
V. Diferenciação Pedagógica – diferenciar para atender (7h)
A ação enquadra-se na modalidade de Curso de Formação.
A metodologia de realização da ação tem como princípio pedagógico e formativo a melhoria da pratica pedagógica visando à postura adequada do professor no seu contexto de atuação.
Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: discussão partilhada e debate sobre análise de situações reais e casos tipo, exercícios de aplicação e trabalhos de grupo.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;
– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.