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Home Loja Formação Contínua de Professores Recursos digitais e aprendizagem ativa em Ciências (2.ª edição)

Recursos digitais e aprendizagem ativa em Ciências (2.ª edição)

70,00 150,00 

Esta ação no domínio das ciências, visa o desenvolvimento de recursos digitais pelos docentes para motivar a aprendizagem ativa dos alunos.

SKU: FCP122-E2
Data Início

08/07/2023

Data Fim

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-119418/23

Grupo de recrutamento

230, 510, 520

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Cátia Costa

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

150.00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
08/07/2023 das 9h00 às 11h00 (sábado)
10/07/2023 das 18h00 às 20h00 (2.ª feira)
13/07/2023 das 18h00 às 20h00 (5.ª feira)
15/07/2023 das 9h00 às 11h00 (sábado)
17/07/2023 das 18h00 às 20h00 (2.ª feira)
20/07/2023 das 18h00 às 20h00 (5.ª feira)
22/07/2023 das 9h00 às 11h00 (sábado)
24/07/2023 das 18h00 às 21h00 (2.ª feira)

Objetivo geral:
Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica dos recursos educativos digitais em contexto educativo.
Objetivos específicos:
– promover nos formandos a exploração de recursos educativos digitais.
– aprofundar conhecimentos, práticas e competências na seleção e avaliação recursos educativos digitais.
– promover a inovação no processo de ensino e de aprendizagem.
– incorporar os recursos educativos digitais em estratégias de trabalho colaborativo e de aprendizagem ativa.
– partilhar experiências e dinâmicas de integração de recursos educativos digitais no processo de ensino e de aprendizagem.
– avaliar o uso de recursos educativos digitais no processo de ensino e de aprendizagem.

Apresentação, introdução e funcionamento da ação (2 horas).
Módulo 1 – Os recursos educativos digitais e o processo de ensino e de aprendizagem (3 horas).
Módulo 2 – A importância dos recursos educativos digitais no ensino das ciências (2 horas).
Módulo 3 – Plataformas de partilha de recursos educativos digitais (6 horas).
Módulo 4 – Plataformas de simulação experimental e laboratório virtual (5 horas).
Módulo 5 – Elaboração de uma sequência de aprendizagem com recursos educativos digitais (5 horas).
Apresentação dos trabalhos realizados (2 horas).

Ao longo da ação de formação, com um total de 25 horas e a funcionar integralmente em regime e-learning, serão utilizados métodos expositivos, construtivos e ativos, procurando potenciar a aprendizagem. No final da ação de formação, os formandos devem ser capazes de recorrer aos recursos educativos digitais, autonomamente, de modo a incorporar aqueles que considerarem mais adequados, para utilizar com os seus alunos.
Nas sessões síncronas pretende-se proporcionar momentos de interação, partilha de conhecimento e de experiências. Nas sessões assíncronas pretende-se que os formandos explorem os conteúdos/recursos apresentados durante os módulos.

Os formandos serão avaliados de forma contínua, tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação:
– Participação e empenho nas atividades propostas (25%);
– Produção de conteúdos (tarefas + sequência de aprendizagem) – 50%
– Reflexão final (25%).

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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