0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores Perspetivas sobre o que é ciência: história, filosofia e sociologia (5.ª edição)

Perspetivas sobre o que é ciência: história, filosofia e sociologia (5.ª edição)

70,00 160,00 

Este curso de formação pretende abordar conhecimentos relativos à História das Ciências, de forma a que, posteriormente, os professores possam explorar com os alunos, de modo informado e consistente, questões relativas à prática científica no passado.

SKU: 64D0099FCP2
Data Início

10/02/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-113538/21

Grupo de recrutamento

200, 230, 400, 410, 510, 520

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Teresa Salomé Mota

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

10/02/2024 das 10h00 às 13h00 (sábado)

17/02/2024 das 10h00 às 13h00 (sábado)

24/02/2024 das 10h00 às 13h00 (sábado)

02/03/2024 das 10h00 às 13h00 (sábado)

09/03/2024 das 10h00 às 14h00 (sábado)

Partindo dos pressupostos apresentados acima, pretende-se:
. Desconstruir ideias feitas e, muitas vezes, simplistas sobre o que é a ciência, ao mesmo tempo que obtêm conhecimentos que vão ao encontro do ‘perfil do aluno’, perspetivando a ciência como conceito complexo entendido em ligação com o mundo social e cultural.
. Compreender as diferentes abordagens no conceito de ciência para atuar em consciência.
. Refletir sobre o envolvimento da ciência nas áreas do saber: tecnologia, política e religião.

Módulo 0 – Apresentação (1h síncrona)
. Apresentação do curso e dos formandos.
. Condições de funcionamento.

Módulo 1 – “O que é a ciência?”: as abordagens filosófica, sociológica e histórica. (5h síncronas)
1.1. Abordagem filosófica.
. William Whewell (1794-1866) e a filosofia da ciência;
. O positivismo;
. Karl Popper (1902-1994) e o falsificacionismo;
. Thomas Kuhn (1922-1996) e as revoluções na ciência;
. Abordagens e autores mais recentes.
1.2. Abordagem sociológica.
. A sociologia da ciência;
. Os estudos sociais da ciência;
. O ‘programa forte’.
1.3. Abordagem histórica.
. A ciência enquanto construção humana situada no espaço e no tempo;
. Ciência enquanto explicação do mundo versus manipulação do mundo.

Módulo 2 – Temas na História das Ciências. (10h síncronas + 9h assíncronas)
2.1. Ciência e tecnologia.
2.2. Ciência e política.
2.3. Ciência e religião.

As sessões do Módulo I decorrerão numa lógica de exposição por parte da formadora, intercalada pela discussão aberta de questões que surgirão no decorrer da mesma exposição, espoletadas quer pela formadora, quer pelos formandos. Estas sessões serão síncronas. Já as sessões do Módulo II serão mistas, alternando entre síncronas e assíncronas dependendo da tarefa que esteja a decorrer. Para cada tema deste módulo serão entregues aos formandos materiais (textos, notícias, imagens, outros) que os mesmos deverão analisar e discutir em grupo (sessões assíncronas). Posteriormente, os resultados obtidos em cada grupo de discussão serão apresentados e discutidos no grupo geral (sessões síncronas).

Os formandos serão avaliados de forma contínua, tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação:
. Participação nas sessões síncronas (50%);
. Reflexão Crítica Individual (50%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Outras sugestões