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Home Loja Formação Contínua de Professores Modelação 3D e produção de imagens fotorrealistas (3.ª edição)

Modelação 3D e produção de imagens fotorrealistas (3.ª edição)

65,00 145,00 

O crescimento das tecnologias tridimensionais e dos ambientes virtuais imersivos torna necessário o investimento na atualização das competências dos professores ligados à educação tecnológica e às artes visuais. Este curso pretende capacitar para a criação de modelos tridimensionais recorrendo a técnicas de transformação, de edição e de modelação.

SKU: FCP066-3
Data Início

22/02/2022

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-109620/20

Grupo de recrutamento

240, 530, 550, 600

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Adriano Oliveira

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

145.00€

NOTA:

O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

22/02/2022 das 19h00 às 20h00
24/02/2022 das 19h00 às 21h00
03/03/2022 das 19h00 às 20h00
08/03/2022 das 19h00 às 20h00
11/03/2022 das 19h00 às 21h00
15/03/2022 das 19h00 às 21h00
17/03/2022 das 19h00 às 21h00
22/03/2022 das 19h00 às 21h00
25/03/2022 das 19h00 às 20h00
29/03/2022 das 19h00 às 21h00
07/04/2022 das 19h00 às 22h00

Motivar, propiciar a troca e experiências, capacitar e apoiar os professores na utilização das tecnologias para o domínio da arte digital.

Objetivos:
– Promover a partilha de materiais pedagógicos ancorados nas aprendizagens essenciais das disciplinas/áreas de artes visuais, educação visual, educação tecnológica.
– Criar modelos tridimensionais recorrendo a técnicas de transformação de sólidos, edição poligonal e modelação por referência.
– Produzir imagens fotorerealistas a partir dos modelos criados.

Apresentação do curso -1 h síncrona
Módulo 1. Introdução – 2 h assíncronas + 4 h síncrona
– Instalação, ambiente de trabalho e princípios de utilização da aplicação de modelação tridimensional 3DS Max.
– Modelação paramétrica: sólidos primitivos; Objetos compostos através de operações booleanas.
– Criação de modelos a partir de elementos bidimensionais: Extrusão, revolução.
Módulo 2. Modelação poligonal – 1 h assíncronas + 6 h síncrona
– Métodos e estratégias de aprendizagem ativa.
– Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar.
– Exemplos práticos de aprendizagem ativa.
Módulo 3. Aparência dos modelos – 1 h assíncronas + 4 h síncrona
– Aplicação de materiais: cor ambiente, cor difusa, texturas paramétricas/bitmap, brilho, mapas de difusão, opacidade, reflexo, relevo…
– Ajuste do mapeamento modelo – textura
– Câmaras e iluminação: Tipos de câmara, ajuste de parâmetros de regulação da câmara; fontes de luz, cor, intensidade, sombras…
Módulo 4. Produção de imagem fotorrealista – 1 h assíncronas + 2 h síncrona
– Motores de render;
– Ajuste de parâmetros de renderização. Compromisso qualidade das imagens produzidas vs tempo de produção
– Canais de render e pós-produção.
Avaliação – 3 h síncrona
Apresentação dos trabalhos. Reflexão final. Avaliação da ação.

Na primeira sessão é efetuada a apresentação do curso, objetivos, conteúdo, metodologias e recursos tecnológicos para o desenvolvimento da formação.
Durante a formação as sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão centradas nos formandos com recurso a metodologias ativas (“fazer para aprender”) e promovendo a dinâmica de grupo, a interação, o debate, o trabalho colaborativo, a “tentativa e descoberta”.
A última sessão será dedicada à apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido, reflexão final e avaliação do curso de formação.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 40%;
– Interesse, empenho, pontualidade – 20%;
– Produção de conteúdos (reflexão final) – 40%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa .

No final da formação será entregue um certificado de formação aos formandos que concluam a ação de formação com aproveitamento e apresentem uma taxa de assiduidade ao curso igual ou superior a dois terços da duração da respetiva ação de formação.

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