Data Início | 19/10/2024, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Acreditação | CCPFC/ACC-120978/23 |
Regime | a Distância |
Grupo de recrutamento | 200, 210, 220, 300, 320, 330, 400, 410 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Maria José Morais Silva |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Mitos greco-romanos (4.ª edição)
Os mitos greco-romanos podem e devem ser pontos de partida e pontes de articulação nas áreas de conhecimento e nos modelos de ensino que procuram inverter o modelo educacional onde o professor apenas é transmissor de conteúdos.
Sessões síncronas previstas
19/10/2024 das 10h00 às 13h00 (sábado)
21/10/2024 das 18h00 às 20h00 (2.ª feira)
26/10/2024 das 10h00 às 12h00 (sábado)
31/10/2024 das 18h00 às 20h00 (5.ª feira)
09/11/2024 das 10h00 às 13h00 (sábado)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
– Desenvolver as áreas de competência do Perfil do Aluno (ACPA), com destaque para “Linguagens e Textos”; “Informação e Comunicação”; “Pensamento Crítico e pensamento criativo”; “relacionamento interpessoal”; “Desenvolvimento pessoal e autonomia” e “sensibilidade estética e artística”.
– Usar as ferramentas digitais, promotoras de competências de aprendizagem, inovação, articulação e novos modos de fazer no contexto educativo.
– Reconhecer os mitos greco-romanos com impacto significativo na cultura ocidental, na vida humana, logo na questão educativa.
– Promover discussão, reflexão, cooperação, criatividade e intertextualidade(s) assentes no currículo direcionado para contextos de aprendizagem articulados e flexíveis, “numa lógica de coautoria curricular e de responsabilidade partilhada”.
– Partilhar e explorar propostas didáticas alicerçadas na intemporalidade e ensinamento(s) dos mitos greco-romanos, bem como na sua articulação com PNL e PNC;
– Planear, produzir e reutilizar/adaptar recursos educativos digitais, avaliar e reorientar percursos pedagógico-didáticos personalizados.
Sessão de Apresentação.
– Apresentação, interesses e expetativas. Exposição do plano formativo e da organização de dinâmicas assentes em 4 mitos clássicos e operacionalizadas na praxis didática da aula de Português de acordo com um domínio específico da disciplina.
Módulo 1 – O papel do mito no conhecimento e na educação
Mito: Prometeu
Temáticas: Desafios; Punições e Suplícios.
Conexões: Ártemis e Actéon; Tântalo; Sísifo; Atlas e Faetonte.
Domínio: Educação Literária.
Módulo 2 – O papel do mito no conhecimento e na educação.
Mito: A Esfinge e Édipo
Temáticas: Enigmas e Morte.
Conexões: Orfeu e Eurídice; Rapto de Perséfone; Moiras/Parcas; Hades, Thanatos e Hipnos.
Domínio: Leitura (Imagens).
Módulo 3 – O papel do mito no reflexo de atitudes pessoais e sociais.
Mito: Narciso e Eco
Temática: Imagem e Narcisismo(s)
Conexões: Pomo da Discórdia; Aracne, a artesão, e Atenas; A Rainha Niobe
Domínio: Escrita
Módulo 4 – O papel do mito na metamorfose e reinvenção.
Mito: Apolo e Dafne.
Temática: Oportunidade(s) da(s) Metamorfose(s).
Conexões: Pigmaleão e Galateia; Báucis e Filémon, Pã e Siringe; Pã e Pitis; Mirra e o nascimento de Adónis.
Domínio: Oralidade.
Avaliação.
Apresentação/Partilha de Propostas Didáticas/Recursos Digitais por parte dos formandos e avaliação do material produzido.
Sessões síncronas de caráter teórico/prático:
Exposição e exploração dos conteúdos, interação, leitura, dinâmicas de grupo, trabalho colaborativo, participação ativa e reflexões. Partilha de conhecimento, pontos de vista e experiências/boas práticas. Conexões dos 4 mitos selecionados em cada um dos módulos com outros sugeridos pela formadora sob a mesma temática. A escolha servirá de fio de Ariadne para análise, discussão e reflexão a propósito da implementação destas narrativas em contexto escolar, tendo em conta estratégias, metodologias e avaliação dos resultados.
Sessões assíncronas:
A partir das conexões propostas em cada módulo de forma síncrona, os formandos partilham no fórum online (plataforma Moodle) visões, planos, sugestões de exploração desses mitos propostos e sugeridos nas sessões síncronas, de maneira a fomentar práticas letivas, no âmbito do ensino híbrido, em anos de escolaridade dos ensinos básico e secundário.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação – cumprimento e realização de tarefas – 10%;
– Interação, cooperação, empenho, partilha – 15%;
– Criação de propostas didáticas digitais e sua aplicabilidade – 60%;
– Reflexão final – 15%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.