Data Início | 17/10/2024, ver separador calendarização |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-125339/24 |
Grupo de recrutamento | Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Formador/a | Paulo Rego |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Internet, inteligência artificial e segurança online para professores (5.ª edição)
O mundo está em constante mudança e a educação precisa acompanhar essa dinâmica. A internet, a inteligência artificial (IA) e a segurança online são elementos que já fazem parte da realidade de alunos e professores e serão cada vez mais importantes no futuro. Assim, é fundamental que os professores estejam preparados para lidar com estas tecnologias e utilizá-las de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
Sessões síncronas previstas
17/10/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
24/10/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
31/10/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
07/11/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
14/11/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
– Compreender o impacto da internet, inteligência artificial (IA) e segurança online no ensino, designadamente a internet como ferramenta educativa, a Inteligência Artificial na educação e a segurança online.
– Desenvolver habilidades para utilizar as tecnologias digitais de forma eficaz no ensino, através da integração de ferramentas digitais nas aulas, personalização do ensino com IA e a promoção da segurança online.
– Reconhecer as funções do professor emergentes do contexto da digitalização.
– Desenvolver uma visão crítica sobre o futuro da educação digital.
Apresentação (1 h síncrona)
Módulo 1. O impacto da internet, inteligência artificial (IA) e segurança online no ensino (2 horas síncronas + 5 horas assíncronas)
• A internet como ferramenta educacional:
o Explorar as diversas ferramentas digitais disponíveis para o ensino;
o Como implementar estratégias para integrar recursos online nas aulas;
o Avaliar o impacto da internet na aprendizagem dos alunos.
• Inteligência artificial na educação:
o Identificar as diferentes aplicações da IA no ensino;
o Compreender os benefícios e desafios da IA na educação;
o Experimentar ferramentas de IA para personalizar o ensino e a aprendizagem.
• Segurança online:
o Como conscientizar os alunos sobre os riscos e desafios da segurança online;
o Ensinar os alunos a navegar na internet com segurança;
o Promover o uso responsável da internet e das redes sociais.
• Trabalho prático
Módulo 2. Utilizar as tecnologias digitais de forma eficaz no ensino (8 horas síncronas + 5 horas assíncronas)
• Integração de ferramentas digitais nas aulas:
o Criar conteúdos digitais interativos e envolventes;
o Utilizar plataformas online para ensino e aprendizagem;
o Implementar metodologias ativas de ensino com o uso de tecnologias digitais.
• Personalização do ensino com IA:
o Utilizar ferramentas de IA para avaliar o nível de conhecimento dos alunos;
o Criar planos de ensino personalizados para cada aluno.
• Promoção da segurança online:
o Implementar políticas de segurança online na sala de aula;
o Orientar os alunos sobre como proteger seus dados pessoais;
o Criar um ambiente online seguro e positivo para os alunos.
• Trabalho prático
Módulo 3. O papel do professor no futuro da educação digital (1 hora síncrona)
• Novas funções do professor:
o Ser um mentor e guia para os alunos na era digital;
o Desenvolver habilidades de pensamento crítico e criatividade nos alunos;
o Preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho do futuro.
• A importância da formação continuada
o Como manter-se atualizado sobre as últimas novidades e tendências em tecnologia educacional;
o Colaborar com outros professores para compartilhar experiências e boas práticas.
Módulo 4. O futuro da educação digital (1 hora síncrona)
• Analisar os desafios e oportunidades da educação no futuro
o Compreender as mudanças sociais, económicas e tecnológicas que impactam a educação digital;
o Refletir sobre as implicações dessas mudanças para o futuro da educação;
o Desenvolver uma visão crítica sobre o papel da educação digital na sociedade do futuro.
• Empenhar-se na construção do futuro da educação
o Participar de debates e discussões sobre o futuro da educação digital;
o Colaborar com outros profissionais da educação para construir um futuro para a educação digital;
o Ser um agente de mudança na educação digital.
Avaliação (2 horas síncronas)
• Apresentação de trabalhos
• Reflexão final e avaliação
A ação realizar-se-á no regime a distância, utilizando nas sessões síncronas técnicas expositivas, demonstrativas e outras dinâmicas e nas sessões assíncronas a realização de tarefas práticas de consolidação dos conhecimentos.
Recorrer-se-á a uma apresentação como guia da formação, mas promover-se-á o trabalho autónomo na exploração de ferramentas de ensino digital, internet, inteligência artificial e segurança online.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.