Data Início | 05/02/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-103262/19 |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Ana Monteiro e Carina Marques |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 145.00€ |
NOTA: | Excecionalmente esta ação é considerada como efetuada na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de recrutamento (art.º 3 do Despacho n.º 779/19 alterado pelo Despacho n.º 2053/21)., O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Educação Inclusiva: medidas de intervenção (3.ª edição)
Este curso pretende trabalhar os princípios da intervenção multinível e da avaliação da aprendizagem, permitindo adquirir conhecimentos na área da monitorização e conhecer ferramentas e instrumentos de apoio à construção de Planos de Ação.
Sessões síncronas previstas
Fevereiro: dias 05 e 19 das 9h00 às 12h00
Março: dias 05 e 19 das 9h00 às 13h00
Abril: dia 02 das 10h00 às 12h00
NOTA: Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
Objetivos gerais
– Conhecer os princípios da intervenção multinível e da avaliação para a aprendizagem
– Adquirir conhecimentos na área da monitorização baseada em evidências científicas
– Conhecer ferramentas/instrumentos de monitorização das aprendizagens dos alunos
Objetivos específicos
– Definir intervenção multinível e os seus princípios
– Explorar a importância da monitorização das evoluções/aprendizagens dos alunos como medida da eficácia das medidas implementadas
– Conhecer os princípios teóricos e de avaliação de diversos instrumentos
– Estabelecer a relação entre a monitorização e o processo de intervenção
||Módulo 1 – Apresentação (1h)
Fase I – Pré-ação – Análise dos contextos profissionais
Fase II – Introdução ao tema e breve caracterização
||Módulo 2 – Intervenção multinível: breve caracterização (2h)
Caracterização realizada pela equipa pedagógica, com vista à diferenciação e sua adequação aos diferentes territórios
Fase III – Abordagem aos princípios teóricos e de avaliação dos alunos
||Módulo 3 – Princípios teóricos e ferramentas de avaliação pedagógica (14h):
Módulo 3.1. – Instrumentos de monitorização das competências matemáticas (1h)
a. BACMAT – 1h
Módulo 3.2. – Instrumentos de monitorização de diversas competências (3h)
b. Escala de Identificação de Dificuldades de Aprendizagem – 1,5h
c. Construção de grelhas – 1,5h
Módulo 3.3. – Instrumentos de monitorização das competências leitura/escrita (10h)
d. Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar – 1h
e. Teste de Identificação de Competências Linguísticas – 1,5h
f. Ainda Estou a Aprender – 3h
g. Teste de Idade de Leitura – 1h
h. Bateria de Provas Fonológicas – 1h
i. Decifrar – 1h
j. Provas MBC Maze – 1,5h
Fase IV – Elaboração do Plano de Intervenção e experimentação || (10h – trabalho autónomo)
||Construção do Plano de Ação (intervenção e experimentação)
a. Construção de diversos materiais técnico-pedagógicos
b. Adequações de atividades, entre outros
c. Processo de avaliação do plano por parte de todos os intervenientes
d. Relatórios de avaliação
e. Análise de resultados
Fase V – Discussão e apresentação dos Planos
|| Módulo 4 – Apresentação de trabalhos: (3h)
Fase VI – Implementação do Plano de Ação com supervisão || (9h – trabalho autónomo)
Fase VII – Avaliação do Plano
|| Módulo 5 – Reflexão conjunta e avaliação do Plano (3h)
Fase VIII – Relatório do Processo de aplicação e Plano de Ação – o Portefólio || (6h – autónomo)
Fase IX – Avaliação
|| Módulo 6 – Reflexão das intervenções e da ação (2h)
Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa.
25% – Pontualidade, participação ativa, cooperação com os outros;
60% – Trabalhos práticos propostos ao longo do curso.
15% – Reflexão individual de natureza pedagógica.