Data Início | 24/02/2024 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | Presencial |
Acreditação | CCPFC/ACC-121242/23 |
Grupo de recrutamento | 100, 110, 910 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Mirjam Viana |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Danças (en)cantadas e outras não (2.ª edição em Braga)
Pretende-se valorizar a dança como meio didático em pleno, devendo ser tratada com uma tripla dimensão: como base expressiva de emoções e sentimentos, como desenvolvimento da consciência corporal, e como meio de comunicação ou recurso de diálogo e conhecimento do mundo.
Sessões presenciais previstas
24/02/2024 das 14h30 às 17h30 (sábado)
02/03/2024 das 14h30 às 19h30 (sábado)
09/03/2024 das 14h30 às 18h30 (sábado)
16/03/2024 das 14h30 às 18h30 (sábado)
06/04/2024 das 14h30 às 18h30 (sábado)
13/04/2024 das 14h30 às 19h30 (sábado)
Local de Realização:
Escola Alberto Sampaio em Braga
– Fomentar o gosto pela dança;
– Oferecer ferramentas pedagógicas aos participantes/formandos para que possam melhorar e enriquecer os seus métodos didáticos nomeadamente:
a) – Adquirir de conhecimentos para melhores resultados pedagógicos
b) – Superar inibições do formando para levar a dança à sala de aula
– Usar a dança como veículo para trabalhar aspetos nomeadamente: a expressão e criatividade, desenvolvimento corporal e musical, desenvolvimento de orientação no espaço e no tempo, desenvolvimento pessoal/mental, sociabilização;
– Abordagens interdisciplinares;
– Valorizar a dança como forma cultural, despertando interesse pelos povos e suas culturas.
• Apresentação do grupo e introdução aos módulos de formação.
• Métodos de ensino/aprendizagem; Estrutura de uma aula.
• Prática através de exercícios de dança:
Desenvolvimento de forma (postura);
Formação de estrutura em tempo e espaço;
Treinar o corpo no sentido de ritmo/compasso;
Possibilitar a autoexpressão.
• Métodos de adaptação de dança a diferentes grupos etários/Trabalho de grupo.
• Avaliação Final.
Sessões Teóricas, sessões Práticas e sessões Teórico/Práticas.
Avaliação individual contínua da participação dos formandos nas sessões de trabalho.
Avaliação dos trabalhos individuais realizados: estrutura de uma aula com apresentação.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.