Data Início | 03/10/2024 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | Presencial |
Acreditação | CCPFC/ACC-125831/24 |
Grupo de recrutamento | 260, 620 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Mirjam Viana |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Dançar (n)o mundo (1.ª edição em Braga)
Pretende-se valorizar a dança como meio didático em pleno, devendo ser tratada com uma tripla dimensão: como base expressiva de emoções e sentimentos, como desenvolvimento da consciência corporal, e como meio de comunicação ou recurso de diálogo e conhecimento do mundo.
Sessões presenciais previstas
03/10/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
10/10/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
17/10/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
24/10/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
07/11/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
14/11/2024 das 18h00 às 20h00 (5.ª feira)
21/11/2024 das 18h00 às 20h30 (5.ª feira)
28/11/2024 das 18h00 às 20h30 (5.ª feira)
05/12/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
Local de Realização:
Escola Alberto Sampaio em Braga
Pretende-se com esta formação fazer com que a dança una em si diversos objetivos:
– Fomentar o gosto pela dança.
– Desenvolver competências aos participantes para que possam melhorar e enriquecer os seus métodos didáticos nomeadamente, adquirir conhecimentos para obter melhores resultados pedagógicos e superar as suas inibições para levar a dança à sala de aula.
– Usar a dança como veículo para trabalhar outras competências, nomeadamente a expressão e criatividade, o desenvolvimento corporal e musical, a orientação no espaço e no tempo, bem-estar pessoal/mental, sociabilização.
-Promover abordagens interdisciplinares na escola.
– Valorizar a dança como forma cultural, despertando interesse pelos povos e suas culturas e dessa forma facilitar a interculturalidade e o diálogo cultural que é cada vez mais evidente e necessário nas escolas
Apresentação – 2 horas
Apresentação do curso e dos participantes
Módulo 1 – Exercícios acompanhados de dança – 13 horas
– Desenvolvimento de forma (postura).
– Formação de estrutura em tempo e espaço.
– Treinar o corpo no sentido de ritmo/compasso.
– Auto-expressão.
Módulo 2 – Métodos de ensino/aprendizagem – 3 horas
– Estrutura de uma aula
Módulo 3 – Métodos de adaptação de dança a diferentes grupos etários – 2 horas
– Trabalho de grupo.
Avaliação Final – 5 horas
A ação está organizada em sessões presenciais que permitem o desenvolvimento de sessões teórico-práticas, através de uma metodologia de aprendizagem experiencial. Após a exposição dos temas, seguem-se momentos de análise, reflexão e debate que vão facilitar a planificação de melhores aulas de música e/ou dança. A simulação prática de danças vai permitir a consolidação de conhecimentos e desenvolvimento de competências.
Esta formação terá como apoio um manual (opcional) de caráter lúdico e didático, permitindo aos formandos um maior conhecimento de fundo desta temática.
A ação está organizada em sessões presenciais que permitem o desenvolvimento de sessões teórico-práticas, através de uma metodologia de aprendizagem experiencial. Após a exposição dos temas, seguem-se momentos de análise, reflexão e debate que vão facilitar a planificação de melhores aulas de música e/ou dança. A simulação prática de danças vai permitir a consolidação de conhecimentos e desenvolvimento de competências.
Esta formação terá como apoio um manual (opcional) de caráter lúdico e didático, permitindo aos formandos um maior conhecimento de fundo desta temática.