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Home Loja Formação Contínua de Professores Como criar condições para o diálogo em sala de aula: o porquê e outras ferramentas (6.ª edição)

Como criar condições para o diálogo em sala de aula: o porquê e outras ferramentas (6.ª edição)

70,00 160,00 

Este curso oferece momentos de reflexão e atividade sobre a temática Filosofia para/com Crianças e Jovens. Permitirá aos educadores e professores criar momentos que permitam às crianças e aos jovens desenvolver competências de diálogo, fazendo uso de ferramentas filosóficas para pensamentos críticos e criativos.

SKU: 28D0104FCP2
Data Início

04/03/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-114253/22

Grupo de recrutamento

110, 200, 210, 220

Dim. Científica e Pedagógica

Sim

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Formador/a

Joana Rita Sousa

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

04/03/2024 das 18h30 às 21h30 (segunda-feira)
06/03/2024 das 18h30 às 20h30 (quarta-feira)
18/03/2024 das 18h30 às 20h30 (segunda-feira)
20/03/2024 das 18h30 às 20h30 (quarta-feira)
15/04/2024 das 18h30 às 20h30 (sexta-feira)
17/04/2024 das 18h30 às 20h30 (segunda-feira)

Data de entrega da reflexão final: 26/04/2024

O curso de formação apresenta os seguintes objetivos específicos:

. Refletir sobre referenciais teóricos da Filosofia para / com Crianças e Jovens;

. Identificar ferramentas provocadoras de diálogo filosófico;

. Construir planos de diálogo preparatórios e em sala com os alunos;

. Estruturar caminhos de aplicação das metodologias da Filosofia para / com Crianças e Jovens a partir dos currículos de outras disciplinas;

. Reconhecer o contributo da atitude filosófica no processo de ensino-aprendizagem;

. Contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores.

Módulo I – Contextualização da temática
. A filosofia para crianças: Lipman e Sharp.
. Oscar Brenifier e a prática do filosofar.
. Robert Fisher e o diálogo criativo.

Módulo II – Ferramentas de diálogo filosófico
. Trampolins para o diálogo: recursos (livros, jogos, perguntas, situações).

Módulo III – Planos de diálogo
. Exemplos de planos de diálogo
. Adaptação dos planos de diálogo ao grupo e aos conteúdos programáticos

Módulo IV – Prática de diálogo filosófico
. Conceptualizar, problematizar e experienciar.
. A atitude filosófica.
. Leituras filosóficas.

Módulo V – Como escutar a voz das crianças e dos jovens?
. O papel do educador / professor em sala.
. O papel da criança e do jovem em sala.
. Desafios do diálogo: pensar, escutar e falar.

Avaliação da aprendizagem e da satisfação dos/as formandos/as.

Metodologias teóricas e práticas.
Por se tratar de uma ação sobre diálogo filosófico, inclui metodologias ativas de trabalho de pensamento colaborativo nas sessões síncronas e assíncronas.
Além da parte teórica e expositivo-dialógica a ação prevê e exige uma contínua reflexão crítica e desenvolvimento de trabalho individual e em grupo.
Serão propostos vários exercícios práticos com vista à consolidação do conhecimento.

A aprendizagem realizada pelos/as formandos/as será avaliada tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação:
. Colaboração e participação nas atividades propostas (síncronas e/ou assíncronas) 25%;
. Domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados 25%;
. Produção de conteúdos (trabalhos práticos + reflexão final) 50%;

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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