Data Início | 26/06/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-122041/23 |
Grupo de recrutamento | 230, 510, 520 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Ana Medeiros |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
A.G.U.A. em Ciências (3.ª edição)
Desenvolver competências para promover metodologias ativas em sala de aula, com foco nas “Aprendizagens Gamificadas, Ubíquas e Autónomas” (A.G.U.A.) em Ciências.
Sessões síncronas previstas
26/06/2024 das 18h00 às 20h00 (4.ª feira)
28/06/2024 das 18h00 às 20h00 (6.ª feira)
08/07/2024 das 18h00 às 21h00 (2.ª feira)
11/07/2024 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
22/07/2024 das 18h00 às 21h00 (2.ª feira)
Objetivo geral
Reconhecer a importância das Aprendizagens Gamificadas, Ubíquas e Autónomas (A.G.U.A.) em Ciências.
Objetivos específicos:
– Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa (Sala de aula invertida e Gamificação), centradas no aluno, no contexto atual de ensino e de aprendizagem.
– Identificar os benefícios e os desafios das abordagens de Sala de aula invertida e Gamificação em contexto escolar.
– Aplicar métodos e estratégias para a integração de abordagens de Sala de aula invertida e Gamificação em sala de aula/fora da sala de aula.
– Utilizar aplicações e ferramentas web, tendo consciência dos benefícios da sua utilização no processo de ensino/aprendizagem.
Apresentação (1h síncrona)
Módulo 1 – Aprendizagem ativa (1h síncrona + 2h assíncronas)
– Introdução às abordagens metodológicas de aprendizagem ativa: Sala de aula invertida e Gamificação.
– Elaboração do diário de aprendizagem digital
Módulo 2 – Sala de Aula Invertida e Gamificação (2h síncrona + 2h assíncronas)
– Principais benefícios da pedagogia da Sala de aula invertida e Gamificação.
– Estratégias da Sala de aula invertida e Gamificação.
– Exemplos práticos de aprendizagem ativa: Sala de aula invertida e Gamificação.
– Debate sobre as principais diferenças entre Sala de aula invertida e Gamificação.
– Desafios das abordagens da Sala de aula invertida e Gamificação e formas de os ultrapassar.
Módulo 3 – Ferramentas web 2.0 e atividades de aprendizagem (6h síncrona + 7h assíncronas)
– Exploração de ferramentas web 2.0 e apps adaptadas às abordagens da Sala de aula invertida e Gamificação.
– Análise de aprendizagens essenciais.
– Planificação de atividades da Sala de aula invertida e Gamificação para utilização em sala de aula/fora da sala de aula com os alunos na prática da Aprendizagem ativa.
Avaliação (3h síncrona + 1h assíncronas)
Partilha de atividades de aprendizagem.
Avaliação.
Nas sessões síncronas são apresentados os conteúdos de referência através de:
• uma componente teórica que adotará uma metodologia expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos;
• uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, promovendo um ambiente de partilha e colaboração entre os formandos.
Sessões assíncronas nas quais, com orientação da formadora, os/as formandos/as realizarão as tarefas propostas e aprofundarão os temas abordados, as funcionalidades das aplicações e ferramentas no âmbito da Sala de aula invertida e Gamificação.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.