Home Loja A1 - DIDÁTICAS E METODOLOGIAS Criação de narrativas multimédia (2.ª edição)
02/11/2021
a Distância

Criação de narrativas multimédia (2.ª edição)

65,00 140,00 

A partilha de histórias sempre fez parte da nossa vida. Neste curso pretende-se capacitar os professores na utilização das tecnologias para o domínio da arte digital, apresentando como desafio a produção de narrativas multimédia por professores e alunos.

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REF: FCP080-2 Categoria:
Data Início

02/11/2021

Data Fim

30/11/2021

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111648/21

Destinatários

Grupos 240, 530 e 600

D.C.P.

Sim

Formador/a

Adriano Oliveira

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

NOTA:

Certificado será enviado por email aos formandos com aproveitamento. Caso pretenda via postal, CTT, tem um custo adicional de 5,00€ (despesas envio)

Sessões síncronas previstas
Dia 02/11/2021 das 19h00 às 20h00
Dia 04/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 08/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 10/11/2021 das 19h00 às 20h00
Dia 12/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 16/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 18/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 22/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 24/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 26/11/2021 das 20h00 às 21h00
Dia 30/11/2021 das 19h00 às 22h00

– Capacitar e apoiar os professores na utilização das tecnologias para o domínio da arte digital;

– Promover a partilha de materiais pedagógicos ancorados nas aprendizagens essenciais das disciplinas/áreas de artes visuais, educação visual, educação tecnológica.

– Utilizar ferramentas adequadas para criar elementos em diversos canais de média: imagens, desenhos e ilustrações vetoriais, clipes de vídeo e de áudio.

– Produzir narrativas multimédia pela integração e animação de elementos de diferentes média.

Apresentação do curso (1h síncrona)

Módulo 1. Introdução (2h síncronas+1 h assíncrona)

– Instalação, ambiente de trabalho e princípios de utilização das aplicações envolvidas.

– Análise de exemplos de narrativas multimédia.

– Fundamentos de edição de imagem: Técnicas de seleção; Organização em camadas; Combinação de imagens; Controlo de aparência.

Módulo 2. Fundamentos de edição vetorial (3h síncronas+1h assíncrona)

– Construção, edição e combinação de formas.

– Importação de elementos.

– Operações com texto.

– Ilustração.

– Pincéis e padrões.

– Estruturação e preparação dos elementos para o processo de animação.

Módulo 3. Fundamentos de edição de vídeo e áudio (3h síncronas+1h assíncrona)

– Formatos de ficheiros áudio. Captação.

– Edição de ondas sonoras: efeitos.

– Combinação de faixas.

– Características de um clipe de vídeo: dimensão, taxa de quadros, compressão.

– Canais, linha de tempo, quadro e quadro-chave.

– Cortes e combinação de faixas.

– Efeitos.

– Exportação.

Módulo 4. Produção de narrativa multimédia (9h síncronas+1h assíncrona)

– Organização em composições e camadas. Combinação de múltiplos média.

– Linha do tempo, quadros e quadros-chave.

– Animação de posição, rotação, escala e opacidade.

– Animação de elementos textuais.

– Animação de formas e utilização de formas na definição de percursos de movimento.

– Animação de marionetas.

– Utilização de máscaras.

– Composições e camadas 3D.

– Animação de câmaras e luzes.

– Efeitos de vídeo, áudio, cromáticos, partículas.

– Renderização e produção para distribuição.

Apresentação dos Trabalhos. Avaliação (3h síncronas)

Na primeira sessão é efetuada a apresentação do curso, objetivos, conteúdo, metodologias e recursos tecnológicos para o desenvolvimento da formação.

A ação engloba várias aplicações da Adobe:
Photoshop, Illustrator, Premiere, after effects (que será o mais explorado).
Requisitos mínimos do PC:
Windows
Processador: Intel multicore (com suporte a 64 bits) ou processador AMD Athlon 64
Sistema operacional: Windows 10 (64 bits) versões V1809, V1903, V1909 e V2004.
Windows Server versões V1607 (2017) e V1809 (2019).
Nota: incompatível com as versões 1507, 1511, 1607, 1703, 1709 e 1803 do Windows 10.
RAM: 8 GB de RAM (recomenda-se 16 GB)
Disco rígido: 2 GB de espaço disponível no disco rígido para a instalação; requer espaço livre adicional durante a instalação, recomenda-se SSD

Durante a formação as sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão centradas nos formandos com recurso a metodologias ativas (“fazer para aprender”) e promovendo a dinâmica de grupo, a interação, o debate, o trabalho colaborativo, a “tentativa e descoberta”.

A última sessão será dedicada à apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido, reflexão final e avaliação do curso de formação.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa nas atividades propostas – 40%;

– Interesse e empenho – 20%;

– Produção de conteúdos (reflexão final) – 40%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.