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Home Loja A1 - DIDÁTICAS E METODOLOGIAS Criação de jogos digitais 3D (1.ª edição)

Criação de jogos digitais 3D (1.ª edição)

65,00 140,00 

As animações interativas, onde se incluem os jogos digitais, podem ser uma ferramenta importante na aprendizagem dos alunos se utilizadas numa perspetiva construtivista, desempenhando o professor um papel fundamental na orientação dos alunos. Este curso pretende capacitar os professores de informática na utilização das tecnologias para a criação de jogos digitais educativos.

SKU: FCP079-1
Data Início

09/07/2021

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111669/21

Destinatários

Grupo 550

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)
Formador/a

Adriano Oliveira

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

140.00 €

NOTA:

Sessões síncronas previstas em julho

Dias 09, 16, 22, 27, 29 das 19h00 às 20h00
Dias 12, 14, 20, 21, 26, 28 das 19h00 às 21h00
Dia 31 das 9h30 às 12h30

– Capacitar e apoiar os professores na utilização das tecnologias para a criação de animações interativas;

– Promover a partilha de materiais pedagógicos ancorados nas aprendizagens essenciais das disciplinas/áreas de Informática;

– Aprender a utilizar um motor de jogos para criar ambientes virtuais para jogos digitais 3D ou outras animações interativas;

– Programar comportamentos no contexto do ambiente e na lógica da interação;

– Desenvolver recursos educativos como aplicações executáveis em múltiplos dispositivos e plataformas.

Apresentação do curso (1h síncrona)
Módulo 1. Introdução ao motor de jogos (2h síncronas+1h assíncrona)
– Instalação do motor de jogos unity. Conceitos gerais e organização do ambiente de trabalho.
– Construção de cenas. Objetos de jogo: terrenos, cenários, iluminação, câmaras, modelos 2D e 3D e texto.
– Controlo de aparência: materiais e texturas.
Módulo 2. Ambiente de interação (3h síncronas+1h assíncrona)
– Comportamento físico dos elementos do jogo: forças, corpos rígidos, colisões.
– Instanciação de objetos de jogo.
– Animação de objetos.
– Animadores: máquina de estados de animação, parâmetros, triggers e transições entre estados.
– Importação de elementos (Assets).
Módulo 3. Programação de comportamentos (4h síncronas+1h assíncrona)
– Visão geral da estrutura das classes c# do motor de jogos.
– Simulação na 1ª / 3ª pessoa: controlo de movimentos e orientação, tratamento de colisões.
– Interação através de diferentes dispositivos (teclado, rato, joystick, touch screen…).
– Controlo de animações por código.
Módulo 4. Programação lógica de jogo (4h síncronas+1h assíncrona)
– Pontuações e controlo de tempo de jogo.
– Mecanismos de implementação de inteligência artificial: percursos navegáveis, tomada de decisões, massificação de comportamentos.
Módulo 5. Construção da aplicação executável (3h síncronas+1h assíncrona)
– Construção de janelas de diálogo: menus de opções, instruções, final de jogo, classificações.
– Transição entre cenas com comunicação de dados.
– Criação de aplicação executável em computador, smartphone, tablet. Publicação na web.
Avaliação (3h síncronas)

Na primeira sessão é efetuada a apresentação do curso, objetivos, conteúdo, metodologias e recursos tecnológicos para o desenvolvimento da formação.

Durante a formação, as sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão centradas nos formandos com recurso a metodologias ativas (“fazer para aprender”) e promovendo a dinâmica de grupo, a interação, o debate, o trabalho colaborativo, a “tentativa e descoberta”.

A última sessão será dedicada à apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido, reflexão final e avaliação do curso de formação.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa nas atividades propostas – 40%;

– Interesse e empenho – 20%;

– Produção de conteúdos (reflexão final) – 40%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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