Home Loja A1 - DIDÁTICAS E METODOLOGIAS A Poesia transformou a sala de aula (12.ª edição)
04/11/2021
a Distância

A Poesia transformou a sala de aula (12.ª edição)

75,00 150,00 

A poesia é uma estratégia pedagógica que deve ser encarada como um magnífico exercício do magistério da sensibilidade visando a educação global do indivíduo e em particular o desenvolvimento da capacidade comunicativa e uma relação saudável com o mundo.

Limpar
Data Início

04/11/2021

Data Fim

11/01/2022

Duração

25h+25h

Modalidade

Oficina

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-102458/19

Destinatários

Grupos 200, 210, 220 e 300

D.C.P.

Sim

Formador/a

Rosa Batista

Preço Associado

75,00 €

Preço Não Associado

150,00 €

NOTA:

Certificado será enviado por email aos formandos com aproveitamento. Caso pretenda via postal, CTT, tem um custo adicional de 5,00€ (despesas envio)

Sessões síncronas
Dia 04/11/2021 das 19h00 às 22h00
Dia 11/11/2021 das 19h00 às 20h00
Dia 18/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 25/11/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 06/12/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 13/12/2021 das 19h00 às 21h00
Dia 04/01/2022 das 19h00 às 22h00
Dia 11/01/2022 das 19h00 às 22h00

Desenvolver a criatividade poética

Desenvolver o prazer da escrita poética

Desenvolver o potencial artístico e criativo através da poesia

Desenvolver e aprimorar a competência do discurso poético

Descobrir a capacidade de interpretação da poesia

Experimentar práticas de escrita facilitadoras da apropriação da escrita poética

Proporcionar a experimentação e o desenvolvimento de diferentes técnicas de trabalho na sala de aula

Incentivar a produção individual e coletiva de poesia

Reconhecer a dimensão estética da linguagem poética

Reconhecer a poesia enquanto técnica promotora de desenvolvimento pessoal

Reconhecer valores expressivos e estilísticos na poesia.

Trabalho presencial – 25 horas

  1. O lugar da poesia na escola
  2. A poesia
  3. Exercícios criativos de poesia
  4. Estratégias de intervenção
  5. Avaliação do material produzido

Trabalho não presencial – 25 horas

  1. Relevância da poesia
  2. Exercícios criativos de poesia
  3. Estratégias de intervenção

Apresentação e debate dos fundamentos teóricos subjacentes ao modelo de avaliação proposto

Integração e confronto dos mesmos com as práticas de avaliação e intervenção psicopedagógica dos professores

Partilha de experiências de leitura e de escrita poética

Exposição de técnicas de Poesia, com recurso a exemplos significativos

Proposta de exercícios destinados a experimentar uma determinada técnica poética

Comentário aos textos produzidos, na perspetiva de um leitor que é também um criador poético

Construção de materiais de apoio, implementação e avaliação dos mesmos

Cotejo dos materiais realizados pelos professores

Partilha de experiências com os alunos

Implementação dos trabalhos produzidos na formação

Produção de materiais com os alunos

A avaliação da ação desenvolver-se-á nas modalidades de avaliação interna (da responsabilidade do próprio grupo de formação e expressa num testemunho final a elaborar por cada formando, de questionários da Casa do Professor e de um relatório do Diretor do Centro de Formação) e externa (a cargo do Consultor Pedagógico).

Os formandos serão sujeitos a uma avaliação quantitativa de 0 a 10 valores baseado nos seguintes critérios:

– 25% para a participação, a realização das Tarefas nas Sessões e Pontualidade.

– 60% para a produção de Trabalhos e/ou Materiais, investigação e aplicação.

– 15% para a reflexão crítica/memória final, trabalho/texto final, relatório de implementação e prova de conhecimentos.