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Home Loja DIDÁTICAS ESPECÍFICAS Fazer História – aprendizagem ativa
brevemente
e-learning

Fazer História – aprendizagem ativa

65,00 140,00 

Limpar
REF: FCP028 Categoria:
Data Início

brevemente

Data Fim

a indicar

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

e-learning

Acreditação

CCPFC/ACC-102709/19

Destinatários

Grupos 200 e 400

D.C.P.

Sim

Formador

Hugo Martins

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

  • Contribuir para o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes no domínio das tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista a integração destas no processo de ensino e aprendizagem
  • Incentivar a reflexão sobre a qualidade e potencialidades das aplicações educativas
  • Promover a autonomia dos professores na utilização de aplicações educativas para dispositivos móveis
  • Proporcionar aos professores metodologias de utilização de aplicações e tecnologias móveis no contexto de ensino e aprendizagem
  • Habilitar os professores para a elaboração de cenários de aprendizagem recorrendo a aplicações e tecnologias móveis
  • Fomentar contextos de aprendizagem inovadores e colaborativos
  1. Primeiro encontro – Socialização
  2. O perfil dos alunos e os desafios pedagógicos no ensino e aprendizagem da História
  3. Reforço das competências da aprendizagem da História com aplicações
  4. A avaliação formativa no ensino da História com recurso a aplicações móveis
  5. Ampliação e aprofundamento de competências de comunicação em História
  6. Apresentação dos trabalhos realizados

No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.

Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação nas sessões síncronas e assíncronas e da resposta/concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo (6 valores).

Trabalhos desenvolvidos durante a formação: participação nas sessões e reflexão individual que dê conta do seu percurso de aprendizagem, elaborado com o objetivo de detalhar o contributo da formação para a atividade docente, novos conhecimentos adquiridos, estratégias de consolidação e aplicação à prática pedagógica.