Data Início | 26/01/2021 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-102709/19 |
Destinatários | Grupos 200 e 400 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | |
Formador/a | Hugo Martins |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
Fazer História – aprendizagem ativa (6.ª edição)
Sessões | Datas | Horário | Vertente |
M1
| 26/01/2021 (terça-feira)
| 19h30 / 21h30
| Síncrona 2h Assíncrona 1h
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M2
| 02/02/2021 (terça-feira)
| ———
| Assíncrona 5h
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M3
| 09/02/2021 (terça-feira)
| 19h30/22h30
| Síncrona 3h Assíncrona 2h
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M4
| 18/02/2021 (quinta-feira)
| 19h30/22h30
| Síncrona 3h Assíncrona 3h
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M5
| 23/02/2021 (terça-feira)
| ———
| Assíncrona 4h
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M6
| 02/03/2021 (terça-feira)
| 19h30 / 21h30
| Síncrona 2h
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- Contribuir para o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes no domínio das tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista a integração destas no processo de ensino e aprendizagem
- Incentivar a reflexão sobre a qualidade e potencialidades das aplicações educativas
- Promover a autonomia dos professores na utilização de aplicações educativas para dispositivos móveis
- Proporcionar aos professores metodologias de utilização de aplicações e tecnologias móveis no contexto de ensino e aprendizagem
- Habilitar os professores para a elaboração de cenários de aprendizagem recorrendo a aplicações e tecnologias móveis
- Fomentar contextos de aprendizagem inovadores e colaborativos
- Primeiro encontro – Socialização
- O perfil dos alunos e os desafios pedagógicos no ensino e aprendizagem da História
- Reforço das competências da aprendizagem da História com aplicações
- A avaliação formativa no ensino da História com recurso a aplicações móveis
- Ampliação e aprofundamento de competências de comunicação em História
- Apresentação dos trabalhos realizados
No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.
Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação nas sessões síncronas e assíncronas e da resposta/concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo (6 valores).
Trabalhos desenvolvidos durante a formação: participação nas sessões e reflexão individual que dê conta do seu percurso de aprendizagem, elaborado com o objetivo de detalhar o contributo da formação para a atividade docente, novos conhecimentos adquiridos, estratégias de consolidação e aplicação à prática pedagógica.