Language Buddy tem a missão de melhorar a aprendizagem de línguas de crianças migrantes

No passado dia 11 de março, teve lugar a primeira reunião online do projeto AMIF – Ações Transnacionais sobre Asilo, Migração e Integração, denominado Language Buddy – Supporting language learning of migrant children and young adults through language buddies, composto por 15 parceiros da Grécia, Áustria, Roménia, Bulgária, Itália, Malta, Espanha e Portugal.

O objetivo deste projeto é melhorar a aprendizagem de línguas de crianças migrantes (entre os 12 e os 17 anos) através da aprendizagem informal, alcançada através da implementação de um sistema de parceiros (recorrendo às metodologias de mentoria desenvolvidas no âmbito do projeto “PASSAGE – Pedagogies of Passing from Reception to Education”, no qual a Casa do Professor foi entidade parceira. O projeto envolverá a correspondência de estudantes de Instituições de Ensino Superior (departamentos pedagógicos/educacionais e de literatura) com alunos migrantes e refugiados do ensino secundário (do 5.º ao 12.º ano – entre os 12 e os 17 anos) para apoiá-los e atuar como mentores linguísticos.

Além do suporte linguístico, este projeto permitirá aos alunos migrantes e refugiados compreender a cultura, os valores e o sistema educacional da sociedade de acolhimento. Além disso, os estudantes do ensino superior desenvolverão competências interculturais, através da compreensão da cultura dos alunos migrantes e refugiados, contribuindo assim para o aumento da tolerância e aceitação.

Número do projeto:
101141117