Projetos Internacionais
LANGUAGE BUDDY
O projeto Language Buddy pretende melhorar a aprendizagem de línguas de alunos migrantes e refugiados, entre os 12 e os 17 anos, de forma informal, mediante a intensificação das práticas de tutoria e a implementação de um sistema de apoio entre pares (Programa Buddy).
Este sistema permitirá aos alunos compreenderem melhor a cultura e o sistema educativo da sociedade num ambiente seguro, - em que a sua cultura também é valorizada -, bem como motivar eventualmente a continuação dos estudos.
O ponto de partida do projeto será a identificação das melhores práticas no que diz respeito a iniciativas de tutoria e de Programas Buddy, workshops de co-design e de aprendizagem entre pares.
Coordenação:
• University of Macedonia (EL)
O projeto está a ser implementado em parceria com:
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Casa do Professor (PT)
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Asociația Română pentru Promovarea Sănătății (RO)
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Advenio eAcademy (MT)
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Instituto de Educacion Secundario La Flota (ES)
• BildungsLAB - Hands & Minds Learning Center (AT)
• COSPE - Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti (RO)
• Peñascal S.Coop. (ES)
• PERIFERIAKI DIEFTHINSI PROTOVATHMIAS AND DEFTERO (BE)
• Symplexis (EL)
• Sdruzhenie Multi Kulti Kolektiv (BG)
• Solidarity and Overseas Service Malta (SOS Malta) (MT)
• Universidade Católica Portuguesa (PT)
• Universitatea Transilvania Din Brasov (RO)
• University of National and World Economy (BG)
• Universita Degli Studi di Firenze (IT)
Número do projeto: 101141117
Duração: 01/03/2024 - 31/08/2026
Objetivos Específicos:
• Ampliar sistemas de apoio entre pares/mentoria com a componente de aprendizagem de línguas para jovens com origens migrantes.
• Desenvolver as competências de estudantes do Ensino Superior nos departamentos de pedagogia/educação/línguas/literatura em metodologias inovadoras de aprendizagem, pedagogia intercultural e desenvolvimento linguístico.
• Facilitar o acesso de jovens com origens migrantes a oportunidades de aprendizagem de línguas não formais (apoiando o trabalho realizado pelas escolas).
• Melhorar a cooperação entre Instituições de Ensino Superior, organizações dirigidas por migrantes, escolas, ONGs e autoridades educativas (locais e regionais) para o apoio à aprendizagem de línguas de jovens migrantes.
De acordo com dados do Eurostat (2019), estima-se que cerca de 34 milhões de habitantes nasceram fora da União Europeia (cerca de 8% da população da UE e 10% ou mais em países como Áustria e Malta). Esse número aumentou globalmente nos últimos anos, enquanto 10% dos jovens (15-34 anos) nascidos na UE têm pelo menos um dos pais nascido no exterior. As ondas migratórias nas últimas décadas trouxeram oportunidades e desafios para os Estados Membros da UE.
Pesquisas demonstraram que as barreiras linguísticas estão entre os fatores mais importantes para a integração bem-sucedida de um migrante no sistema educativo, afetando o seu sucesso escolar e inclusão social ao dificultar a comunicação com as comunidades locais.