No âmbito do projeto PASSAGE, o Centro de Formação da Casa do Professor está a promover o curso, totalmente gratuito, “Mentoria e Modelos de Referência no Apoio à Integração de Alunos Migrantes e Refugiados“.

No contexto social em que vivemos atualmente em Portugal, o acolhimento de alunos refugiados, migrantes ou deslocados é uma realidade e uma preocupação acrescida para a maioria das escolas do país.

Assim, pretende-se com este curso capacitar os professores para o desenvolvimento de estratégias de acolhimento e integração eficazes dos alunos migrantes, através da apresentação de propostas metodológicas, baseadas inicialmente na desconstrução de mitos, preconceitos e estereótipos (conscientes ou inconscientes), com o objetivo de ultrapassar barreiras e limitações existentes e promover uma verdadeira cultura de diversidade em sala de aula, contribuindo assim para o sucesso do processo integrativo.

O curso está também vocacionado para a divulgação de novas abordagens pedagógicas, em torno das metodologias de aprendizagem dos conteúdos curriculares.

Modalidade: E-learning
N.º de horas: 25
Destinatários: Grupo 110

Objetivos:

– Aumentar os conhecimentos, as competências e as capacidades dos professores para assegurar que o acesso das crianças (e o direito de acesso) a uma educação de qualidade seja respeitado, protegido e cumprido;

– Desconstruir, junto dos professores participantes, mitos, preconceitos e estereótipos relacionados com o acolhimento de alunos de diferentes nacionalidades no contexto educativo;

– Capacitar os professores para o desenvolvimento de estratégias de integração dos alunos migrantes nos contextos educativos, através do envolvimento dos próprios alunos em mentorias e como modelos de referência, no processo de integração de novos alunos migrantes e refugiados;

– Fornecer aos participantes, um conjunto de ferramentas e estratégias para orientação e aconselhamento dos seus alunos, num ambiente de interajuda na sala de aula.