Formar os professores para a função de mediadores entre a Escola, os seus beneficiários e o território, sendo estes o primeiro contacto crítico que o público infantojuvenil tem com os Patrimónios, a Cultura, a Arte e a Literatura, é o principal objetivo da 1.ª edição do curso a distância de 25 horas dinamizado por Helena Mendes Pereira.
Objetivos específicos:
– olhar o território em que se insere a escola e identificar, entre os equipamentos e eventos culturais e unidades patrimoniais quais os que se relacionam com os seus currículos e com as temáticas gerais de interesse dos alunos;
– construir um projeto temático de expansão da sala de aula que usufrua da oferta cultural local e permita criar vínculos e identidades entre a comunidade escolar e o território;
– diminuir diferenças entre grupos dentro da escola, considerando a diversidade do território e a História que nos conta como exemplo da pluralidade transversal à evolução da vida na terra;
– definir um projeto transdisciplinar para a escola que a torne numa unidade social dinâmica, num espaço privilegiado de cidadania.
Sessões síncronas:
dezembro: dias 07, 09, 14 e 16 das 19h30 às 21h30
janeiro: dias 04, 06, 11, 13, 18 e 20 das 19h30 às 21h30
Início FORMAÇÃO