Centro de Inovação Pedagógica apresenta Boas Práticas no Ensino de Línguas para Migrantes e Refugiados

O Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa de Braga, realizou ontem (26 de junho), às 16h30, o workshop intitulado “Aprender com o(s) melhor(es): Melhores práticas no ensino de línguas para estudantes migrantes com o sistema de mentorias”, no âmbito do Projeto Language Buddy, cofinanciado pela Comissão Europeia. 

O grupo de discussão contou com a participação de especialistas e profissionais que contactam com comunidades migrantes e refugiadas.

O objetivo deste workshop foi a troca de experiências e a seleção das melhores práticas e ferramentas no ensino de línguas para estudantes migrantes, com base na investigação realizada em oito países da UE (Grécia, Áustria, Itália, Espanha, Portugal, Malta, Roménia e Bulgária), parceiros neste projeto contemplado no programa FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração).

Durante o evento, os participantes foram incentivados a partilhar as suas experiências e conhecimentos, bem como a registar as três práticas que consideram mais eficazes, com as respetivas justificações. Foram discutidas estratégias e práticas eficazes no ensino de línguas para alunos migrantes e avaliados os critérios apropriados para a eficácia dessas práticas. Além disso, analisaram-se os fatores de sucesso  para a construção do modelo Language Buddy. 

A equipa do CIP da Casa do Professor apresentou seis ‘Best Practices’ (boas práticas), incluindo quatro nacionais e duas internacionais, com descrições detalhadas, destinatários e relevância para o projeto Language Buddy. 

Este evento foi uma oportunidade valiosa para todos os profissionais envolvidos, permitindo a partilha de experiências e contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficazes no ensino de línguas para estudantes migrantes. Agradecemos a todos os participantes pelo seu tempo, dedicação e profissionalismo, e encorajamos a partilha de pensamentos e recomendações adicionais sobre o tópico em causa.