Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2021, a Casa do Professor acolheu a quarta LTTA (Learning, Teaching, Training Activity) do projeto ENACTT (European Network Amongst Centres of Teacher Training), cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e coordenado pela entidade alemã SEFO Bremerhaven.
Este projeto tem como principal objetivo construir uma rede de Centros de Formação de Professores (TTC) com vista à partilha de práticas eficazes que permitam melhorar e enriquecer a formação de professores em cada instituição parceira.
Esta LTTA, subordinada ao tema How can teachers be best qualified as trainers for adults?, foi organizada em sessões de (in)formação/workshops permitindo que os representantes das instituições da Alemanha (SEFO Bremerhaven), Espanha (CEP Eivissa), Grécia (DDE of Magnesia), Itália (IRASE) e Casa do Professor definissem o perfil de um formador através de uma lista de competências-chave consideradas essenciais de forma a garantir uma intervenção qualificada e inovadora em diferentes contextos de ensino-aprendizagem.
Nestes três dias de trabalho, foi possível conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave – ATAHCA no âmbito da Educação de Adultos. Esta Associação, com 30 anos de atividade, tem incidido a sua atuação no desenvolvimento rural integrado dos territórios do Alto Cávado e do Cávado. A sua participação numa das sessões de trabalho esteve centrada no trabalho e sua experiência no âmbito da Educação de Adultos, relacionado com a operacionalização do Programa Qualifica.
Houve, ainda, oportunidade para conhecerem o Centro de Formação da Casa do Professor, cuja atividade formativa está direcionada para educadores, professores e público em geral. Nesta sessão foi feita a apresentação do complexo processo de estruturação e acreditação de cursos de formação dirigidos a professores e das competências consideradas essenciais para um bom formador.
Os representantes das instituições europeias intervieram ativamente nas três sessões de trabalho, abordando temáticas como a capacitação e qualificação dos formadores nos Centros de Formação dos países parceiros, as competências essenciais de um formador de professores e ainda o modelo de avaliação de competências dos formadores e professores no âmbito da Educação de Adultos – modelo GRETA.
Numa vertente mais cultural, os parceiros tiveram ainda a oportunidade de visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte, classificado como Património Mundial da UNESCO, o Santuário do Sameiro, o centro histórico da cidade de Braga, assim como as Caves Cálem, em Vila Nova de Gaia.