ENACTT - European Network Amongst Centres of Teacher Training

O foco principal deste projeto é construir uma rede entre Centros de Formação (TTC) para trocar questões relevantes que permitam melhorar a formação de professores em cada instituição. Os parceiros têm quase a mesma estrutura na área de TTC, mas com realidades muito diferentes. Pretendemos conhecer a prática de formação de professores de cada país, para a melhorar e enriquecer, bem como analisar os tipos de cursos, as temáticas abordadas e respetivo impacto no desenvolvimento profissional dos professores do consórcio. Ter a oportunidade de trabalhar com parceiros europeus da mesma área torna-se uma questão necessária nos dias de hoje, especialmente com a conjuntura política que nos influencia.

Coordenador
Magistrat der Stadt Bremerhaven (Schulamt)

O projeto está a ser implementado em parceria com:
Magistrat der Stadt Bremerhaven (DE)
Landesinstitut für Schule (DE)
DIEFTHINSI DEFTEROVATHMIAS EKPAIDEFSIS MAGNISIA (GR)
Irase (IT)
Centre de Professors d’Eivissa (ES)
Casa do Professor (PT)

Número do projeto:
VG-BP-HB-19-24-059842
Duração:
2019 – 2022

É necessário remar na mesma direção e trabalhar nas áreas de interesse para professores e, portanto, projetar formações para este público que se adaptem à efetiva realidade. Interesse, ainda, conhecer o paradigma teórico que sustenta a formação de professores em cada um dos países, quais são os seus objetivos e como são realizados os processos de formação.

Os principais objetivos do projeto são: conhecer as melhores práticas e aperfeiçoar os pontos fracos de cada parceiro; avaliar a participação dos professores nos cursos; otimizar a conceção e implementação dos cursos; estudar a forma como cada país avalia o impacto dos cursos nos formandos e discutir uma maneira de melhorá-la; comparar diferentes tipos de cursos de formação e partilhar experiências dos melhores exemplos de cada país, bem como avaliar o impacto das formações nos grupos-alvo (professores que frequentam formações/cursos específicos).

Para a consecução dos objetivos propostos, o consórcio organizará seis LTT’s (Learning Teaching Training Activity). Cada parceiro é responsável por uma ação, que têm sido desenvolvidas desde o início do projeto

LTT1 • Metodologias Inovadoras
LTT2 • Como podem os cursos de formação de professores ser eficazes em termos de aprendizagem? (I)
LTT3 • Como podem os cursos de formação de professores ser eficazes em termos de aprendizagem? (II)
LTT4 • Como podemos avaliar as nossas ações de formação?
LTT5 • Como podem os professores ser mais/melhor qualificados para a formação de adultos? (I)
LTT6 • Como podem os professores ser mais/melhor qualificados para a formação de adultos? (II)


projects.eu@casadoprofessor.pt