Videoconferência: Voz e Saúde Vocal

Um dos instrumentos mais importantes de educadores, professores e profissionais é a sua voz, essencial para assegurar uma fala com expressividade adequada e favorecedora a qualquer comunicação, garantindo a transmissão da(s) mensagem(s) aos destinatários. São inúmeros os desafios da voz e o risco de perturbações (e das suas consequências na sua vida pessoal e profissional) é elevado. Esta videoconferência de promoção da saúde vocal destina-se a todos os “profissionais da voz” e tem como objetivo capacitar com estratégias para a proteger e competências para tirar maior partido do instrumento vocal.


OBJETIVOS

  • Conhecer as bases anatómicas e fisiológicas do processo de produção vocal.
  • Reconhecer os principais sintomas de disfonia e os recursos de saúde mais adequados.
  • Identificar as patologias vocais mais frequentes em professores e os respetivos fatores de risco.
  • Conhecer os principais mitos e factos associados à saúde vocal.
  • Demonstrar técnicas básicas de aquecimento e arrefecimento vocal.

CONTEÚDOS

  • Bases teóricas sobre voz e saúde vocal.
  • Partilha de problemas e estratégias na gestão do uso vocal em contexto educativo.

METODOLOGIA

A ação formativa decorrerá online, através de videoconferência, adotando uma metodologia teórico-prática.

CERTIFICADO

É emitido e enviado por e-mail o certificado de formação a todos os participantes que assistirem às três horas de formação.

SOBRE O FORMADOR

André Araújo • Licenciado em Terapia da Fala, Mestre em Ciências da Fala e da Audição e Doutor em Acústica e Tecnologia da Música. Criou e liderou o projeto Voz e Nós, entre 2008 e 2012, com serviços interdisciplinares especializados para profissionais da voz, nomeadamente professores. Entre 2014 e 2017 coordenou a campanha Defende a Tua Voz, organizada pelo Sindicato de Professores da Zona Norte, com ações de formação e rastreio em toda a zona norte. Desde 2007 é Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, onde coordena o Mestrado em Terapia da Fala. Coordenou o Departamento de Voz da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF)  entre 2014 e 2021 e é Terapeuta da Fala.