United in Biodiversity completou com sucesso pilotagem de planos de aula

Na semana passada, 20 educadores de 6 países diferentes juntaram-se na Casa do Professor para um workshop intensivo de três dias (de 28 de fevereiro a 1 de março) com o intuito de explorar diversas formas de trabalhar a biodiversidade com as crianças.

Dia 1

No primeiro dia, os educadores foram introduzidos ao projeto United in Biodiversity e apresentaram as suas escolas e instituições, com enfoque no que nelas se faz para a sensibilização ambiental. Desde a criação de espaços verdes cuja manutenção é feita por alunos, de que são exemplo as hortas, à reciclagem de materiais, muitas foram as boas práticas que serviram de inspiração a todos os presentes.

À tarde, Ariana Macieira, microbióloga, dinamizou o seminário “Como integrar os conceitos Biodiversidade e STEAM na Educação”.

Dia 2

O segundo dia arrancou com uma visita ao Colégio D. Pedro V, guiada por Hugo Direito Dias, diretor pedagógico da instituição. Aqui foram partilhadas boas práticas no âmbito da biodiversidade ligada às artes na educação.

Já na parte da tarde, os participantes fizeram a pilotagem de planos de aula para as cinco disciplinas STEAM, que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto.

Para esta pilotagem contou-se com os formadores: Vítor Moreira Martins, professor do Quadro de Zona Pedagógica no Agrupamento de Escolas André Soares, neste momento com destacamento no Centro de Ciência Viva de Braga e vencedor do prémio Melhor Plano de Aula 2022, atribuído pela Foundation for Environmental Education; e Catarina Loureiro, fundadora do projeto educativo “Estórias com Ciência” sobre Ciências, Natureza e Sustentabilidade; e Ana Nunes, Mestre em Educação Pré-Escolar e a frequentar o Doutoramento em Estudos da Criança na Universidade do Minho.

Dia 3

No último dia, a manhã foi passada na Quinta Pedagógica de Braga – Centro de Formação e Experimentação Ambiental, um lugar na cidade onde a diversidade está muito presente, desde os animais às plantas.

Na segunda parte do dia, os participantes avaliaram a sua experiência e abordaram aspetos a melhorar no ensino da biodiverdade dentro das suas próprias escolas, assim como outros aspetos inerentes ao projeto. No geral, esta experiência revelou-se muito positiva para todos os educadores presentes.

Sobre o United in Biodiversity

United in Biodiversity é um projeto inovador que procura integrar o conceito de biodiversidade nas disciplinas STEAM e enriquecer o currículo escolar com conhecimentos essenciais sobre o nosso planeta e a natureza que o habita.

Número do projeto:
2022-1-EL01-KA220-SCH-000086967