“Avaliar para aprender com recurso a critérios e rubricas” inicia a 08.01.2022

A 2.ª edição do curso a distância dinamizado por Sandra Cardoso pretende dotar os professores de conhecimentos sobre a temática da avaliação pedagógica, recorrendo à definição objetiva e clara de critérios e rubricas. Inicia a 08.01.2022 e destina-se a todos os grupos de recrutamento.

Conhecer os normativos e documentos curriculares em vigor, distinguir Avaliação de Classificação; clarificar conceitos e princípios básicos da Avaliação Pedagógica e refletir sobre o papel da avaliação criterial na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, são os principais objetivos da ação de 25 horas.

CONTEÚDOS

1. O que dizem os documentos curriculares e os normativos em vigor?
2. Avaliar ≠ Classificar
3. Princípios da Avaliação Pedagógica
4. Feedback e avaliação formativa
5. Avaliação formativa e avaliação sumativa (com e sem fins classificatórios)
6. Técnicas de recolha de dados para avaliação e classificação
7. Critérios de avaliação
8. Política de classificação


CALENDARIZAÇÃO

  • janeiro: dias 08, 15, 22 e 29 das 09h30 às 13h30 // dias 12, 19 e 26 das 18h30 às 21h30