O projeto LOOP – Empowering Teachers pretende melhorar a carreira docente, repensando a sua estrutura e as opções de progressão, assim como capacitar os professores para saberem como melhor navegarem ao longo da mesma.
O documento LOOP (ver aqui) contém uma análise da carreira docente, nos diferentes países do consórcio (Portugal, Espanha, Croácia, Itália, Alemanha, Grécia e Eslovénia) e os seus reflexos nos sistemas educativos, em específico, com uma caracterização das práticas de indução formais e informais de professores, bem como dos programas de capacitação de mentores.
A situação atual dos professores, na generalidade dos países europeus, é muito semelhante. Os professores experimentam uma grande instabilidade profissional, enfrentam audiências cada vez mais desafiadoras, sentem falta de recursos e reconhecimento, bem como fadiga. Por outro lado, há relativamente poucos professores jovens (com menos de 30 anos constituem cerca de 10% da população docente, em média nos países da OCDE).
O Policy Brief exprime um conjunto de recomendações, assinadas pelo Policy-Working Group do LOOP, que pretende ser um roteiro, ao longo de uma nova estrutura da carreira docente, cuja ambição é permitir que a sua utilização possa ser uma referência na conceção de novas políticas educativas, e da tão almejada atualização. O Policy-Working Group, criado no âmbito do projeto, é um organismo que garante a adaptação permanente dos resultados do projeto LOOP, aos interesses dos seus grupos-alvo, e é, maioritariamente, constituído por Autoridades Públicas, Investigadores e parceiros com forte experiência em experimentação e avaliação do impacto das novas políticas.
Neste 1.º Policy Brief é feita uma revisão das carreiras docentes, cuja intencionalidade é a sua valorização, perscrutando o aumento efetivo do seu grau de atratividade, num momento em que se experiencia sérias dificuldades de encontrar novos profissionais para os sistemas educativos.
Uma das recomendações, nesta publicação identificada, diz respeito à urgente prestação de apoio aos professores que se encontram no início das suas atividades profissionais, através da possibilidade de uma candidatura a um programa estruturado de Indução, suportado por pares mais experientes e acreditado, usufruindo, para isso, de um horário de trabalho mais reduzido.
Assim, é urgente reter e motivar novos profissionais, reconsiderando o apoio prestado aos professores, através do acesso a um programa de Indução apoiado na mentoria, assegurado por professores experientes, da mesma escola ou grupo disciplinar. É também recomendado que estes mentores sejam capacitados para adotarem uma atitude colaborativa e construtiva em diferentes dimensões da atividade profissional docente, como a burocrática-administrativa, afetiva-emocional, sociocultural e didático-pedagógica.
Desta forma, entende-se que é urgente criar novas oportunidades de carreira, através da valorização das funções pedagógicas de especial importância, incluindo aquelas que possam ser desempenhadas pelos mentores de professores, com benefícios ao nível da sua progressão na carreira e direito a um horário de trabalho letivo mais reduzido e adequado às suas funções.