Os MOOCs (Massive Open Online Courses) que estavam a ser desenvolvidos no âmbito do projeto LOOP – Scaffolding in Teachers Development: Mentoring and Mentors In Induction Programs, destinados a professores de todos os níveis de ensino que pretendem desenvolver competências ao nível da (e)-mentoria de professores, acabam de ser lançados na plataforma Match the Mentor.

Os MOOCs desenvolvidos foram os seguintes:

Continuous Professional Development (CPD): an e-Community for Teachers at all stages of their career

Objetivos:

  • Continuar a aprender e a promover uma educação inclusiva e flexível;
  • Incentivar o uso de métodos de aprendizagem inovadores;
  • Discutir os principais desafios e visões para as escolas com outros professores inscritos;
  • Desenvolver estratégias e conceitos para melhorar as aulas e pensar numa escola do futuro;
  • Compreender a eficácia dos programas de indução e das competências de aprendizagem ao longo da vida.

Continuous Professional Development (CPD): an e-Community for Mentors

Objetivos:

  • Clarificar o papel e identificar as competências de um mentor e de um líder;
  • Identificar os percursos de aprendizagem e desenvolvimento necessários;
  • Desenvolver abordagens educativas à luz das práticas de mentoria;
  • Criar um programa de mentoria adequado para mentores e outros professores;
  • Identificar estratégias para implementar programas de mentoria
  • Alocar e implementar estratégias para avaliar percursos de desenvolvimento profissional.

De realçar que este é o resultado de um esforço conjunto entre todos os membros do consórcio: Casa do Professor; CESIE; IPSSEOA Pietro Piazza; ASDPESO – Colégio João Paulo II; The Department of Educational Studies, School of Philosophy (NKUA); Carl von Ossietzky Gymnasium; e 1o Peiramatiko Gymnasio Athinas.

Para se inscreverem nos MOOCs, os interessados devem estar registados na plataforma Match the Mentor (saiba como fazê-lo aqui).