Relatório Improving our understanding of teacher education já está disponível.
Apesar de alguns fatores em comum, como a duração ou a vontade de implementar programas de indução e orientação nas escolas por parte dos diretores, este processo caracteriza-se por ser bastante desigual nos países que compõem o consórcio internacional do LOOP – Scaffolding in Teachers development: Mentoring and Mentors in induction, coordenado pela Casa do Professor.
Esta desigualdade determinou a necessidade de realizar a presente pesquisa, analisada no mais recente documento produzido no âmbito do projeto internacional LOOP, essencial para a compreensão da atualidade do processo educativo a nível europeu.
O Intelectual Output 1 – LOOP Landscape é o resultado do estudo realizado pelos parceiros do projeto em Itália, Portugal, Grécia e Alemanha. O seu principal objetivo é fornecer uma visão de:
- quais são os principais problemas que os professores enfrentam nesses países;
- o que esperam dos programas de orientação e de indução;
- como iremos atender às suas expectativas.
O projeto internacional LOOP, cofinanciado Programa Erasmus+ da União Europeia, parte de um desafio atual que exige uma abordagem comum a nível europeu: a promoção de valores comuns de igualdade, democracia e cidadania acarreta tarefas muito exigentes para a educação. Tal requer um questionamento permanente do papel das escolas e dos professores em toda a Europa.
Saiba mais sobre este projeto em loop.casadoprofessor.pt