A segunda reunião transnacional do projeto Erasmus+ “CYBER: Conscious Youth Behaviours in Emerging Realities” (2023-1-EL01-KA220-SCH-000156982) decorreu nos dias 24 e 25 de outubro de 2024, na Casa da Cultura em Čadca, Eslováquia. Este consórcio, que reúne parceiros de Portugal, Grécia, Itália, Roménia e Eslováquia, tem como objetivo fortalecer a resiliência das escolas europeias face aos desafios do uso excessivo da Internet pelos jovens.
Durante o encontro, os participantes finalizaram as etapas para a publicação do manual e kit de ferramentas do projeto, elementos cruciais para a implementação das estratégias de cibersegurança nas escolas. Adicionalmente, foi discutida a criação de grupos-foco nacionais, nos quais os alunos partilharam as suas experiências online através de podcasts em cinco línguas, promovendo assim uma abordagem multilingual e inclusiva.
A Casa do Professor lidera o Work Package 4 (WP4) focado na formação piloto e certificação. Este pacote de trabalho visa avaliar e melhorar o conhecimento sobre cibersegurança, desenvolver políticas de segurança digital adaptadas às escolas, implementar a certificação CYBER e conduzir sessões de formação piloto. Estas ações serão implementadas em fases distintas, incluindo mesas redondas com professores, formação piloto a nível local e internacional, e atividades com alunos e pessoal educativo.
O Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio (AESAS), como parceiro associado da Casa do Professor, desempenha um papel ativo no projeto, colaborando na elaboração de recursos e envolvendo os seus alunos em inquéritos e na criação de materiais de sensibilização sobre cibersegurança.
O projeto CYBER, coordenado pela entidade grega SIGMA, ambiciona capacitar os professores com metodologias e conhecimentos essenciais para promover eficazmente a segurança digital dos jovens. Durante a reunião, foram ainda discutidas estratégias para aumentar a visibilidade do projeto, gerir riscos e garantir a qualidade das iniciativas. As atividades piloto para alunos a nível local e o desenvolvimento de recomendações políticas para instituições de ensino sobre resiliência cibernética foram também temas abordados.
Com estas iniciativas abrangentes, o projeto CYBER pretende ter um impacto significativo na educação para a segurança digital em toda a Europa, preparando educadores e estudantes para enfrentarem os desafios do mundo digital contemporâneo. Este esforço conjunto representa um passo importante na construção de uma geração mais consciente e segura no ambiente online.