Primeiras Reuniões do Projeto Language Buddy auguram Sucesso: Parcerias Internacionais Prometem Avanço na Aprendizagem Linguística

Nos dias 28 e 29 de maio, o projeto AMIF, “Language Buddy – Supporting language learning of migrant children and young adults through language buddies” (Proposta nº 101141117), deu os seus primeiros passos com dois dias de reuniões intensivas.

Este evento foi organizado pela Peñascal Kooperatiba e pelas AULAS DE LA EXPERIENCIA DE BIZKAIA UPV/EHU de Bilbao, em parceria com a UoM (Universidade da Macedónia), entidade coordenadora do projeto.

O projeto visa melhorar a aprendizagem de línguas dos estudantes migrantes e refugiados, com idades entre 12 e 17 anos, através de práticas de mentoria e um sistema de Language Buddy, promovendo assim uma aprendizagem não formal e informal.

O consórcio do projeto é composto por ONGs e Universidades de oito países europeus, Grécia (país coordenador), Bulgária, Malta, Roménia, Espanha, Itália, Áustria e Portugal (incluindo a Casa do Professor e a Universidade Católica Portuguesa).

A reunião de lançamento teve uma agenda detalhada e focada em estabelecer uma estrutura sólida para o projeto e alinhar os esforços de todos os parceiros envolvidos.

Foram discutidos detalhes cruciais, desde a gestão do projeto até a distribuição de responsabilidades entre os parceiros. Além disso, houve apresentações e discussões sobre as melhores práticas no campo da aprendizagem linguística e da integração de jovens migrantes.

No segundo dia de reunião, esteve presente, remotamente, a Técnica acompanhante deste projeto da Comissão Europeia, Muriel Drukman, em ligação desde Bruxelas.

A colaboração entre as diversas instituições foi evidente, refletindo um compromisso compartilhado com o sucesso do projeto e com o objetivo maior de promover a inclusão e a educação intercultural na Europa.

Com o entusiasmo gerado durante estes dois dias de reuniões, o Language Buddy está agora pronto para avançar para a próxima fase de implementação.

O projeto Language Body é financiado pelo AMIF (Asylum, Migration and Integration Fund).