DATA: 22.05.2021 (sábado) / 10h – 13h / via Zoom
MODALIDADE DE FORMAÇÃO: iniciação (3 horas)
PÚBLICO-ALVO: crianças entre os 8 e os 12 anos
PRÉ-REQUISITOS: computador com ligação estável à internet e acesso a uma webcam; muita vontade para brincar e divertir-se!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Quero ter uma conversinha com a alegria, dançar com a raiva e fazer tostas-mistas com a tristeza. E se eu pudesse brincar com as emoções? Jogar à bola com a surpresa, pintar quadros com o medo e construir castelos de areia com o nojo. Durante uma manhã de sábado vamos divertir-nos em conjunto com as nossas principais emoções, usando o nosso corpo e a nossa voz para darmos largas à imaginação e criarmos coisas giras.
OBJETIVOS GERAIS
● identificar as principais emoções básicas
● representar essas emoções com recurso à voz e à expressão corporal
● reconhecer a expressão dessas emoções no outro
● criar um produto final (desenho, canção, texto) que personifique uma emoção à escolha
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Apresentação // Exercícios onde os diferentes elementos do grupo se apresentam uns aos outros para aprenderem os seus nomes. Os exercícios pretendem quebrar o gelo, começar a aquecer o corpo para os exercícios seguintes e eliminar o medo do
ridículo.
Aquecimento // Exercícios de aquecimento dos músculos faciais e da voz, bem como de aquecimento do corpo, trabalhando a consciência do próprio corpo.
Exercícios de interação // identificação das emoções recorrendo a fotografias; expressão e reconhecimento de emoções com diferentes partes da face (olhos, boca);
mímica de tom e ritmos vocais, bem como de movimentos corporais (técnica do
espelho), em pares; construção de uma história com ações corporais, em grupo.
Criação final // Exercício de criação livre onde se pretende explorar a imaginação e a criatividade. O objetivo é selecionar uma emoção e personificá-la dando-lhe
uma história. A criação final pode ser no formato escolhido pelo seu autor:
texto, canção, peça, desenho, dança.
Partilha // Momento de partilha em grupo do processo de criação e apresentação do
trabalho conseguido, num ambiente de aceitação e reflexão.
Relaxamento // Exercícios de relaxamento corporal e trabalho de respiração.
BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL
● Luis, P. & Miranda, A.R. (2015). Dinâmicas de Grupo: 100 Exercícios de Teatro para
Adultos e Crianças. 2ª edição, Chiado Editora. Lisboa.
● Oatley, K., Keltner D. & Jenkins, J. M. (2006). Understanding Emotions. 2
nd edition. Blackwell Publishing Ltd. Oxford.
PERFIL DO FORMADOR
Ana Catarina Miranda // Especialista na Clínica de Neurorreabilitação NeuroGime, responsável pelo desenvolvimento das competências pessoais e interpessoais dos
indivíduos através da criação teatral.
Formação Académica e Percurso Formativo // Mestrado em Psicologia (vertente de Psicologia Experimental com foco na investigação dos processos básicos) pela Universidade do Minho (2011); Educação não-formal contínua na área da expressão dramática (técnicas de representação em palco e para vídeo, técnicas de voz, de expressão corporal e de improviso, abordagem aos modelos de Stanislavski e de Método).
Experiência Profissional // Assistente e promotora de intervenções artísticas com grupos de diferentes idades e diferentes capacidades motoras e mentais, em várias cidades do país. As formações e workshops desenvolveram-se em parceria com associações que trabalham com pessoas portadoras de deficiência, onde se estimulou a autonomia, a confiança, a destreza física e emocional; e com instituições ligadas
à educação, focando o trabalho no desenvolvimento das capacidades de atenção,
concentração, superação de ansiedade e desenvolvimento da autoestima.
Para se inscrever, basta enviar um e-mail para catarina.vieira@casadoprofessor.pt