Centro de Inovação da Casa do Professor tem mais dois projetos internacionais aprovados

Conheça e acompanhe as atividades dos novos projetos internacionais aprovados.
 
// Empowering teachers personal, professional and social continuous development through innovative peer-induction programmes
Este projeto internacional, submetido à Key Action 3 – European Policy Experimentations in the field of Education and Training led by high-level public authorities, é coordenado pela INOVA+ e conta com a colaboração de mais doze organizações provenientes da Eslovénia, GréciaCroácia, Alemanha, Espanha e Itália, a que acrescem mais 42 parceiros associados
Principal objetivo do projeto
Contribuir para uma mudança no desenvolvimento profissional docente, através da construção de programas de formação de mentores e de novos programas de mentoria adaptados aos contextos educativos, permitindo uma nova gestão da carreira docente. Esta intervenção pretende-se que facilite a integração de professores em início de carreira.

Resultados do projeto
// Referente para conceção de programas inovadores de indução de pares
// Programa de formação de mentores
// Programas de indução para professores
// Relatório científico sobre as ações desenvolvidas
// Livro Branco de recomendações políticas para programas de mentoria e de indução
// T-SHIRT Tools on Supporting the figHt for Issues of gendeR Traditionality and disparities 
Num momento em que a diversidade é considerada a garantia do sucesso da humanidade, o projeto T-SHIRT pretende aumentar o seu valor, através da criação de novas formas de inclusão. Apesar de se verificar um investimento nas políticas de promoção da igualdade de género, o seu efeito é lento.

É disso exemplo a representação das mulheres nos lugares de topo que, sendo um assunto multifacetado, complexo e resistente à mudança, convoca a necessidade de implementação de programas de intervenção com uma real capacitação e sensibilização das comunidades escolares. 

Países envolvidos: Portugal // Chipre // Grécia // Reino Unido // Roménia

Resultados do projeto
// Cursos T-SHIRT para Professores
// Guia T-SHIRT e Pacote Metodológico
// T-SHIRT Recursos e Ferramentas Digitais
// Workshops nacionais

Para além destes, o Centro de Inovação Pedagógica participará nos seguintes projetos:

MEGA

Tem como objetivo criar uma base de dados de material didático na Europa, pronto a ser utlizado, para professores e adaptada a alunos do ensino secundário. Todos os materiais serão organizados numa plataforma web que será uma biblioteca aberta de ferramentas e de aulas estruturadas para o professor e uma plataforma de e-learning de formação de professores. A plataforma será multilíngue e incluirá testes, jogos e várias ferramentas de avaliação assentes na gamificação.

PASSAGE

Financiado pela União Europeia, pretende aumentar o conhecimento e a capacidade dos professores do ensino básico, garantindo a inclusão de alunos migrantes, através de ações educativas inclusivas, e a promoção de valores comuns a partir de um sistema de formação abrangente.