Data Início | 04/11/2022 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Acreditação | CCPFC/ACC-117348/22 |
Regime | a Distância |
Modalidade | Curso |
Grupo de recrutamento | 120, 220, 330 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Lara Roseta |
Preço | Formação Gratuita | Projeto Financiado |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
The European Union in the English classes (1.ª edição)
Vivendo em contexto europeu, importa que os alunos conheçam a sua diversidade, tendo oportunidades de exploração e aprendizagem na língua inglesa. Este curso pretende orientar o desenvolvimento de estratégias e atividades letivas aplicadas ao ensino da língua inglesa tendo como pano de fundo assuntos relacionados com a União Europeia.
TURMA COMPLETA.
Sessões síncronas previstas
04/11/2022 das 14h00 às 15h00
11/11/2022 das 14h00 às 16h00
18/11/2022 das 14h00 às 16h00
25/11/2022 das 14h00 às 16h00
02/12/2022 das 14h00 às 16h00
09/12/2022 das 14h00 às 16h00
16/12/2022 das 14h00 às 16h00
1 – Explorar, reformular e avaliar recursos motivadores de uma aprendizagem integradora de questões de âmbito multicultural, promotores de conceitos e de valores relacionados com a igualdade, a equidade, a ética, o respeito pela diferença, a escolha e a opinião;
2 – Explorar e avaliar plataformas online que diversifiquem atividades e que desenvolvam as diferentes áreas de competência, com o foco em temas relacionados com a União Europeia;
3 – Dinamizar e promover a comunicação, a colaboração e o desenvolvimento de projetos através intercâmbio com escolas e alunos dentro da União Europeia, através de plataformas como, por exemplo, a eTwinning.
MÓDULO 0 – Apresentação [1h síncrona]
1. Condições de funcionamento do curso.
2. Apresentação do formador e dos formandos.
MÓDULO 1 – A União Europeia: como ensinar na disciplina de Inglês? [2h síncronas + 2h assíncronas]
1.1. A inclusão de uma nova temática na planificação: desafios e dificuldades.
1.2. As Aprendizagens Essenciais.
MÓDULO 2 – Os conteúdos programáticos e a articulação das temáticas da União Europeia. [2h síncronas + 2h assíncronas]
1.1. A União Europeia: temas e subtemas.
1.2. Domínios da oralidade e da escrita e as competências comunicativa, intercultural e estratégica.
MÓDULO 3 – As ferramentas didáticas e o material pedagógico para a disciplina de Inglês. [3h síncronas + 3h assíncronas]
1.1. Os manuais e as respetivas propostas para as temáticas relativas à União Europeia:
a) materiais de apoio para o aluno e para o professor;
b) recursos.
1.2. Plataformas educativas online e outras ferramentas tecnológicas.
MÓDULO 4 – Criação, adaptação e desenvolvimento de estratégias e atividades letivas. [4h síncronas + 3h assíncronas]
1.1. Estratégias pedagógicas para a disciplina de Inglês.
1.2. Materiais e atividades para a aprendizagem da língua inglesa.
MÓDULO 5 – Planificação e avaliação na disciplina de Inglês. [3h síncronas]
1.1. Planificação de atividades sobre a União Europeia dentro da planificação anual/ periódica/ semestral.
1.2. Estratégias e instrumentos para a avaliação.
A ação formativa decorrerá online por videoconferência, adotando uma metodologia teórico-prática. A parte prática será apoiada por metodologias de trabalho exploratório e, sempre que possível, colaborativo.
Os métodos com maior peso nas sessões síncronas serão o ativo e o demonstrativo, sendo a interação e participação ativa promovidas através de atividades como trabalho de grupo/ pares e debates, sendo o método ativo essencial em momentos assíncronos, podendo ser assistido pelo método interrogativo como forma de avaliação da sessão.
Nos momentos síncronos, os formandos serão avaliados pelos seguintes parâmetros:
1. Participação ativa e empenho nas atividades (40%).
No final de cada sessão, de modo assíncrono, os formandos serão avaliados, através de:
1. Realização de trabalhos práticos (30%);
2. Resolução de questionários (20%);
3. Reflexão final (10%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.