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Home Loja Sem categoria Escola Inclusiva: da avaliação à intervenção educativa na sobredotação (5.ª edição)

Escola Inclusiva: da avaliação à intervenção educativa na sobredotação (5.ª edição)

70,00 160,00 

Desenvolver competências para promover uma escola cada vez mais inclusiva e que atende à diversidade de alunos nos seus diversos contextos.

SKU: 283D0112FCP1
Data Início

07/10/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-118808/22

Grupo de recrutamento

910

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Cristina Palhares

Plataforma

Zoom + Moodle CDP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
07/10/2024 das 17h00 às 20h00
09/10/2024 das 17h00 às 20h00
14/10/2024 das 17h00 às 20h00
16/10/2024 das 17h00 às 20h00
21/10/2024 das 17h00 às 20h00
23/10/2024 das 17h00 às 19h00

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

Globalmente pretende-se que os formandos, ao frequentarem este curso de formação, adquiram conhecimentos e competências pedagógicas que promovam a aplicação dos conteúdos a abordar na sua prática profissional, à luz dos novos normativos e documentos em vigor, na promoção de uma escola cada vez mais inclusiva e que atende à diversidade de alunos nos seus diversos contextos.
No final da formação, os formandos devem ser capazes de:
– Mediar adequadamente a diversidade em sala de aula, promovendo a inclusão atitudinal e socio emocional;
– Identificar e sinalizar crianças sobredotadas de acordo com os princípios gerais;
– Enumerar estratégias de intervenção e apoio;
– Ajustar práticas pedagógico-didáticas que promovam o potencial de todos os alunos, nomeadamente, os mais capazes.
– Implementar práticas, estratégias, metodologias de ensino e avaliação, para melhor responder às necessidades de todos os alunos.

Apresentação
Módulo I. Promover o potencial numa Educação para Todos
Abordagem à diversidade segundo o DL 54/2018
Abordagem aos princípios e áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Enquadramento das políticas educativas no quadro internacional das competências do século XXI.
Atividades reflexivas sobre a aplicação dos documentos orientadores à prática.

Módulo II. Evolução conceptual da Sobredotação:
Inteligência e Sobredotação: inter-relação de conceitos.
Passado e presente: evolução e perspetivas atuais.
Separar o mito da realidade.
A consensualidade do conceito de sobredotação de Renzulli.
Características e dificuldades dos sobredotados.

Módulo III. Identificação e sinalização de crianças sobredotadas
Cuidados e problemas na avaliação da sobredotação.
Uma proposta de identificação gradual e contínua: The Revolving Door Identification Model.
Fases e estratégias de Identificação: Screening e Diagnóstico.
Os instrumentos de medida no processo de identificação:
Testes estandardizados
Agentes e fontes de informação (professores, pais, pares e auto – relato).

Módulo IV. A Identificação precoce da sobredotação
Abordagem desenvolvimentalista da sobredotação.
Indicadores do desenvolvimento precoce.
Enquadramento e exigências do sistema educativo português para a precocidade excecional.
A avaliação psicológica para a entrada antecipada na escola:
Cuidados e implicações;
Áreas e instrumentos.

Módulo V. Diferenciação Pedagógica – diferenciar para atender
Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Tipos e modelos de atendimento educativo para alunos com características de sobredotação.
Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.
Os Direitos – famílias e crianças.
O trabalho em equipa multidisciplinar.
DUA – Desenho Universal para a Aprendizagem: promover a aprendizagem para todos.

Avaliação

A ação enquadra-se na modalidade de Curso de Formação.
A metodologia de realização da ação tem como princípio pedagógico e formativo a melhoria da prática pedagógica visando à postura adequada do professor no seu contexto de atuação.
Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: discussão partilhada e debate sobre análise de situações reais e casos tipo em sessões síncronas e exercícios de aplicação nas sessões assíncronas.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;
– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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