0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores Uma aproximação à História e à Filosofia das Ciências (3.ª edição)

Uma aproximação à História e à Filosofia das Ciências (3.ª edição)

70,00 160,00 

Este curso de formação pretende abordar conhecimentos relativos à História das Ciências, de forma a que, posteriormente, os professores possam explorar com os alunos, de modo informado e consistente, questões relativas à prática científica no passado.

SKU: 262D0098FCP1
Data Início

12/11/2024, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-113537/21

Grupo de recrutamento

400, 410

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Teresa Salomé Mota

Plataforma

Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

12/11/2024 das 19h00 às 22h00 (terça-feira)
14/11/2024 das 19h00 às 22h00 (quinta-feira)
19/11/2024 das 19h00 às 22h00 (terça-feira)
21/11/2024 das 19h00 às 22h00 (quinta-feira)
05/12/2024 das 19h00 às 22h00 (quarta-feira)
07/12/2024 das 10h00 às 14h00 (sábado)

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

Objetivo geral:
Promover nos formandos conhecimentos sólidos sobre a História das Ciências, de forma a que possam abordar a temática, com os seus alunos, de modo informado e consciente.
De um modo mais específico, pretende-se chegar aos professores de História para que:
. reconheçam que o conhecimento científico e tecnológico é tão determinante numa determinada época histórica, como outros aspetos da atividade humana.
. reconheçam a importância do contexto científico de uma determinada época para a (re)construção de uma narrativa histórica em toda a sua ampla complexidade.
E aos professores de Filosofia para que:
. Percecionem a ciência como um empreendimento humano eminentemente histórico que não é compaginável com uma conceção unitária do mesmo assente, invariavelmente, numa vulgata positivista que tem a Física como modelo.

Módulo 0 – Apresentação (1h síncrona)
. Apresentação do curso e dos formandos.
. Condições de funcionamento.

Módulo I – História da Ciência e Filosofia da Ciência: uma união de conveniência? (5h síncronas)
. Relação histórica entre as duas disciplinas.
. Situação atual e contribuição da obra A Estrutura das Revoluções Científicas.

Módulo II – Para além da Revolução Científica (6h síncronas)
. Perspetivas históricas atuais sobre a Revolução Científica.
. Principais características do conhecimento e da prática científicos durante o Renascimento e Idade Clássica.
. Acontecimentos e atores: Galileu, Kepler e Descartes.

Módulo III – Ciência e Iluminismo: razão e ordem na Natureza (3h síncronas)
. Uma nova maneira de conhecer o mundo: ordenação, descrição e classificação.
. O lugar especial ocupado pela História Natural.
. Razão e providência.

Módulo IV – Perspetivas da ciência (4h síncronas + 6h assíncronas)
. Algumas abordagens atuais na História da Ciência: Michel Foucault, Bruno Latour e James Secord).

A maior parte das sessões serão orientadas no sentido de promover a discussão aberta dos diversos temas. As discussões ou debates poderão decorrer quer da realização de trabalhos em conjunto, quer da intervenção individual em diversos momentos do curso, podendo ser utilizadas as ferramentas digitais para apoio em comunicação assíncrona. Haverá, todavia, momentos de exposição por parte do formador de modo a apresentar e enquadrar os diversos temas. Serão utilizados diversos tipos de recursos: textos, imagens, filmes e artigos de revistas.

Os formandos serão avaliados de forma contínua, tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação:
. Participação nas sessões síncronas (50%);
. Reflexão Crítica Individual (50%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Outras sugestões