Data Início | 13/04/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-120161/23 |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Formador/a | João Ferreira |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
O Excel como ferramenta pedagógica – nível II (4.ª edição)
Sessões síncronas previstas
13/04/2024 (sábado) das 10h00 às 12h00 – Videoconferência
20/04/2024 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
27/04/2024 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
04/05/2024 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Videoconferência
11/05/2024 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
18/05/2024 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
25/05/2025 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
01/06/2025 (sábado) das 10h00 às 12h00 – Videoconferência
Nota: Não é condição obrigatória ter frequentado nível I
No final da ação de formação, o professor deverá ser capaz de:
• Aprofundar os conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel
• Produzir documentos ajustados e eficientes de apoio à função docente
• Preencher folhas de cálculo com base na prática pedagógica
• Recolher informações estatística relevantes de apoio às práticas
• Compilar informação individual do aluno
• Obter dados de análise do perfil da turma
• Preencher folhas de cálculo com base na prática pedagógica
• Permitir a tomada de conhecimento das diversas formas de organização e apresentação de informação (dados) fornecidas pelo Excel
MÓDULO 1 – Apresentação [2h síncrona + 1 h assíncronas]
. Condições de funcionamento do curso;
. Apresentação dos participantes;
MÓDULO 2 – Desenho de um organigrama de necessidades [1h síncrona + 2h assíncronas]
. Estruturação concetual e procedimental do ficheiro de Excel a desenvolver na formação;
. Os objetivos no “desenho” das grelhas de avaliação;
. Procedimentos estruturantes iniciais – criação de tabela de configuração;
MÓDULO 3 – Replicação de diferenciação de folhas de Excel [1h síncronas + 2h assíncronas]
. Duplicação de tabelas e respetivas folhas, com base nas técnicas de avaliação adotadas;
. Principais funções e operadores de cálculo;
MÓDULO 4 – Utilização dinâmica de tabelas [1h síncronas + 2h assíncronas]
. Consulta de dados dinâmicas e automática;
. Estruturação de folhas de Excel consoante as necessidades;
MÓDULO 5 – Construção de gráficos [1h síncronas + 2,5h assíncronas]
. Criação de gráficos;
. Personalização de gráficos em função das necessidades;
MÓDULO 6 – As grelhas de avaliação e o cálculo das ponderações de avaliação [1h síncronas + 2,5h assíncronas]
. Referências absolutas, relativas e mistas;
. Implementação do cálculo relativo às ponderações por domínio;
. Cálculo de final de período;
MÓDULO 7 – Elaboração de sínteses informativas [1h síncronas + 2h assíncronas]
. Consulta dinâmica de dados com base nas funções Proc, ProcV e ProcH;
. Elaboração e personalização do layout;
. Estruturação de relatórios individuais de aluno por cruzamento de informação.
MÓDULO 8 – Partilha das produções e avaliação [2h síncronas + 1h assíncronas]
. Avaliação processual;
. Considerações finais;
. Encerramento do curso.
Este curso, com um total de 25 horas, vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico-prático. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
. Realização das Tarefas nas Sessões 25%
. Produção de Trabalhos e/ou Materiais 60%
. Reflexão crítica 15%
A profundidade e adequação qualitativa dos dois primeiros itens estará diretamente (co)relacionada com o nível de desenvolvimento dos objetivos da formação e com a mobilização de saberes profissionais.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.