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Home Loja Formação Contínua de Professores O Excel como ferramenta pedagógica – nível II (3.ª edição)

O Excel como ferramenta pedagógica – nível II (3.ª edição)

70,00 150,00 
SKU: FCP123-3
Data Início

21/10/2023

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-120161/23

Grupo de recrutamento

Todos os grupos disciplinares

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.

Formador/a

João Ferreira

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

150.00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
21/10/2023 (sábado) das 10h00 às 12h00 – Videoconferência
28/10/2023 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
04/11/2023 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
11/11/2023 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Videoconferência
18/11/2023 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
25/11/2023 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
02/12/2023 (sábado) das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat
09/12/2023 (sábado) das 10h00 às 12h00 – Videoconferência

No final da ação de formação, o professor deverá ser capaz de:
• Aprofundar os conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel
• Produzir documentos ajustados e eficientes de apoio à função docente
• Preencher folhas de cálculo com base na prática pedagógica
• Recolher informações estatística relevantes de apoio às práticas
• Compilar informação individual do aluno
• Obter dados de análise do perfil da turma
• Preencher folhas de cálculo com base na prática pedagógica
• Permitir a tomada de conhecimento das diversas formas de organização e apresentação de informação (dados) fornecidas pelo Excel

MÓDULO 1 – Apresentação [2h síncrona + 1 h assíncronas]
. Condições de funcionamento do curso;
. Apresentação dos participantes;
MÓDULO 2 – Desenho de um organigrama de necessidades [1h síncrona + 2h assíncronas]
. Estruturação concetual e procedimental do ficheiro de Excel a desenvolver na formação;
. Os objetivos no “desenho” das grelhas de avaliação;
. Procedimentos estruturantes iniciais – criação de tabela de configuração;
MÓDULO 3 – Replicação de diferenciação de folhas de Excel [1h síncronas + 2h assíncronas]
. Duplicação de tabelas e respetivas folhas, com base nas técnicas de avaliação adotadas;
. Principais funções e operadores de cálculo;
MÓDULO 4 – Utilização dinâmica de tabelas [1h síncronas + 2h assíncronas]
. Consulta de dados dinâmicas e automática;
. Estruturação de folhas de Excel consoante as necessidades;
MÓDULO 5 – Construção de gráficos [1h síncronas + 2,5h assíncronas]
. Criação de gráficos;
. Personalização de gráficos em função das necessidades;
MÓDULO 6 – As grelhas de avaliação e o cálculo das ponderações de avaliação [1h síncronas + 2,5h assíncronas]
. Referências absolutas, relativas e mistas;
. Implementação do cálculo relativo às ponderações por domínio;
. Cálculo de final de período;
MÓDULO 7 – Elaboração de sínteses informativas [1h síncronas + 2h assíncronas]
. Consulta dinâmica de dados com base nas funções Proc, ProcV e ProcH;
. Elaboração e personalização do layout;
. Estruturação de relatórios individuais de aluno por cruzamento de informação.
MÓDULO 8 – Partilha das produções e avaliação [2h síncronas + 1h assíncronas]
. Avaliação processual;
. Considerações finais;
. Encerramento do curso.

Este curso, com um total de 25 horas, vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico-prático. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

. Realização das Tarefas nas Sessões 25%
. Produção de Trabalhos e/ou Materiais 60%
. Reflexão crítica 15%

A profundidade e adequação qualitativa dos dois primeiros itens estará diretamente (co)relacionada com o nível de desenvolvimento dos objetivos da formação e com a mobilização de saberes profissionais.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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