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Home Loja Formação Contínua de Professores O Excel como ferramenta pedagógica – nível I (30.ª edição)

O Excel como ferramenta pedagógica - nível I (30.ª edição)

70,00 165,00 

Ao utilizar e dominar o Excel como ferramenta pedagógica, o professor ganha tempo para poder dedicar a si próprio ou à realização de outras atividades pedagógicas.

SKU: 392D0032FCP4
Data Início

17/01/2025, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-132400/24

Grupo de recrutamento

Todos os grupos disciplinares

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.

Formador/a

João Ferreira

Plataforma

Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

165,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

17/01/2025 das 19h00 às 21h00 – Videoconferência (6.ª feira)
25/01/2025 das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat (sábado)
01/02/2025 das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat (sábado)
08/02/2025 das 10h00 às 11h00 – Videoconferência (sábado)
15/02/2025 das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat (sábado)
22/02/2025 das 10h00 às 11h00 – Apoio síncrono em chat (sábado)
01/03/2025 das 12h00 às 13h00 – Apoio síncrono em chat (sábado)
08/03/2025 das 9h00 às 11h00 – Videoconferência (sábado)

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.

  • Conhecer as vantagens Microsoft Excel, de modo a que sejam desenvolvidas respostas pedagógicas mais ajustadas
  • Compreender e ser capaz de usar o Microsoft Excel em situações específicas da organização da informação escolar
  • Adquirir os conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel
  • Otimizar, automatizar e fiabilizar os cálculos e o tratamento dos dados
  • Otimizar situações de simulação baseadas em funções e gráficos de âmbito educativo
  • Preencher folhas de cálculo com base na prática pedagógica
  • Produzir documentos de apoio à função docente
  • Permitir a tomada de conhecimento das diversas formas de organização e apresentação de informação (dados) fornecidas pelo Excel

Módulo 1. Apresentação da ação (2 horas)
• Apresentação do curso
• Discussão sobre o plano de conteúdos do curso, metodologia e objetivos
• Divulgação dos critérios e instrumentos de avaliação
• Apresentação do cronograma das sessões de trabalho
• Atividade de apresentação dos formandos
• Levantamento de conceções e necessidades formativas
• Divulgação da plataforma de desenvolvimento da formação on-line e inscrição
Módulo 2. Operações avançadas e funções (4 horas)
• Personalização da aplicação
• Guardar e abrir um ficheiro noutro formato
• Proteção de ficheiros, folhas e células
• Formatações
• Utilizar estilos
• Criar formatos numéricos personalizados
• Inserção de comentários nas células
• O “colar especial”
• Definição de nomes de células
Módulo 3. A personalização e formatação conforme os modelos da escola (3 horas)
• Interpretação das grelhas em função dos critérios de avaliação
• Formatação da “folha de cálculo”
– Células, colunas e linhas
– Carateres, números e alinhamento
• Formatação condicional
• Criação de formatos personalizados
• Impressão: configuração da página, previsão e impressão
Módulo 4. Cálculo com funções (4 horas)
• Implementação de funções com assistente
• Implementação de funções personalizadas
Módulo 5. As grelhas de avaliação e o cálculo das ponderações de avaliação (4 horas)
• Os objetivos no “desenho” das grelhas de avaliação
• Principais funções: matemáticas, estatísticas e lógicas
• Os operadores e as referências de cálculo
Módulo 6. O tratamento estatístico elementar e a produção de gráficos (3 horas)
• A extração de informação das grelhas para operacionalização das práticas pedagógicas
• Elaboração, formatação e impressão
Módulo 7. Aplicações práticas da folha de cálculo em contexto de ensino (2,5 horas)
Módulo 8. Apresentação do trabalho (2,5 horas)
• Apresentação das conclusões da ação de formação
• Considerações finais sobre o curso
• Processo de avaliação

Este curso vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas realizadas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências. Nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Após a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências. Esses exercícios pretendem ainda estimular a prática dos conteúdos a explorar, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação nas sessões síncronas e assíncronas e da concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo, tendo por referência os seguintes indicadores e respetiva ponderação:

– 25%  Participação | Realização das tarefas nas sessões

– 60% Produção de trabalhos e/ou materiais

– 15% Reflexão crítica

Outras sugestões